Teatro do Sesi apresenta o espetáculo Cinemática

O Teatro do SESI Piracicaba apresenta gratuitamente no dia 28 de novembro (quarta-feira), às 15h, o espetáculo Cinemática. A montagem faz parte do Projeto SESI Arte Local 2012. Lembramos que as apresentações realizadas durante a semana no período da tarde, também destinam-se a agendamentos escolares, portanto, recomendamos que o público em geral consulte a disponibilidade de ingressos.

A apresentação é produzida pelo Coletivo MR – Núcleo de Pesquisa e Criação Cênica do Projeto Mão na Roda, que se utiliza da linguagem da dança como ferramenta de formação, integração, desenvolvimento humano e, principalmente, a dança como um instrumento de inclusão artística para portadores de deficiência. Como extensão multiplicadora, além de um núcleo de criação artística, o Coletivo MR parte da pesquisa empírica, abarcando procedimentos de atuação artísticos e pedagógicos, os quais contribuam para a promoção de habilidades físicas e competências artísticas, inseridas num contexto de formação de artistas que atuem ou almejam atuar na docência ou criação em dança envolvendo pessoas com necessidades especiais. Um lugar de encontros, integração e descobertas.

O espetáculo Cinemática compõe-se a partir do pressuposto do bailarino e coreógrafo vanguardista Merce Cunningham (1919-2009): “se um corpo está presente, tudo está”. Através deste, vislumbra-se a possibilidade de criação a partir de conceitos da física clássica. Buscando ignorar qualquer temática psicológica, o grupo prioriza o corpo como potência e protagonista do fenômeno cênico. A partir da cinemática, estudo dos vários tipos de movimentos, o espetáculo procura presentificar o corpo por meio dos movimentos e as relações emergidas.

Refletindo ainda sobre o corpo e as suas potencialidades criativas e discursivas, o Coletivo MR traz à baila a poética dos corpos inseridos na diversidade, onde juntos e distintos almejam uma criação artística que confronte e ultrapasse paradigmas do corpo e no corpo. Se para Merce Cunningham “se o corpo esta presente, tudo está”, o Coletivo Mr, nessa nova criação, oferece uma cartografia aberta para que o público tenha a oportunidade de gerar possibilidades dramaturgicas inéditas a partir das narrativas propostas.

No final do espetáculo haverá um bate-papo com o bailarino e coreógrafo Luis Ferron atual coordenador do Projeto Mão na Roda.

 

Serviço

Projeto SESI Arte Local 2012

Espetáculo: Cinemática

Data e horários: 28 de novembro | Quarta | 15h

Local: Teatro do SESI Piracicaba – Avenida Luiz Ralph Benatti, 600, Vila Industrial.

Duração: 55 min.

Gênero: Dança contemporânea.

Capacidade: 320 lugares, sendo 10 para cadeirantes.

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos.

Informações: (19) 3403-5928

Entrada franca – Os ingressos serão distribuídos com 1 hora de antecedência do início da apresentação e não será permitida a entrada após o início do espetáculo.

 

Deixe um comentário