Título de Piracicabanus Praeclarus ao Jornalista César Costa

Foto: Davi Negri

Filho de educador, o jornalista César Costa ressaltou a escola pública no discurso após receber o Prêmio de Piracicabanus Praeclarus, autoria do vereador Carlos Gomes, o Capitão Gomes (PP), na noite de quarta-feira (19), no salão nobre “Helly de Campos Melges”, da Câmara de Vereadores de Piracicaba. “Não posso me furtar em tratar da situação lastimável em que hoje se encontra a escola pública”, disse o apresentador do programa “Piracicaba em Destaque”, transmitido pela TV Beira Rio.

Ao lembrar a memória do seu pai –, o engenheiro agrônomo Benedicto Evangelista Costa, o “professor Costinha”, ex-professor e diretor do Sud Mennucci –, César criticou a situação atual da educação no Brasil. “Estamos vivendo dias tristes de nossa história, de crimes, de gestão fraudulenta, de verdadeiras quadrilhas travestidas de políticos que estão administrando o dinheiro público”, disse, “e tudo prejudica a educação e cria esta geração do ‘nem nem’, nem trabalha, nem estuda”.

A preocupação do jornalista com a educação é um dos alicerces do trabalho desenvolvido na televisão. “Tenho o orgulho de dizer que hoje temos 15 mil entrevistas arquivadas digitalmente e que daqui 100 ou 200 anos algum historiador poderá ter muita informação a respeito do nosso tempo a partir deste arquivo e poderá saber quem foram os políticas e autoridades desta época”, ressaltou.

No discurso sobre o homenageado, Capitão Gomes destacou o trabalho do jornalista em “ter entrevistado algumas das principais personalidades não só de Piracicaba, mas de todo o Brasil” e declarou sua satisfação por contribuído com a formação de César quando era instrutor do Tiro de Guerra. “Me dá orgulho saber que contribuí um pouco para esta pessoa que, dentre tantas qualidades, tem também a disciplina”, disse.

Deixe um comentário