Trabalhos de fotógrafos da Câmara estarão na mostra ‘Janelas do Tempo’

Como parte da programação oficial em comemoração aos 250 anos de Piracicaba, trabalhos dos repórteres fotográficos Davi Negri e Fabrice Desmonts estarão na exposição “Janelas do Tempo”, que resgata imagens de pontos importantes da cidade, contrapondo o passado ao contemporâneo. Os profissionais integram o Departamento de Comunicação da Câmara de Vereadores de Piracicaba.

Dezesseis obras compõem a mostra, que poderá ser conferida até o dia 4, na sede da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba), na rua do Rosário, no Centro. O lançamento acontece na próxima segunda-feira (31), às 19h. Segundo Negri, a ideia é de que, depois, a exposição torne-se itinerante, começando pela própria Câmara e seguindo para outros locais, como escolas.

Assinada pela Acipi junto com a Câmara, “Janelas do Tempo” foi idealizada por Negri com o intuito de valorizar os profissionais da fotografia da cidade. A proposta do trabalho surgiu quando a Casa foi convidada a participar da comissão julgadora do concurso fotográfico “250 anos: Piracicaba Através das Lentes”, promovido pela Acipi.

Para a mostra “Janelas do Tempo” ––que será uma paralela da exposição que reunirá os trabalhos vencedores do concurso––, Negri convidou 13 profissionais da fotografia para o desafio de reproduzir imagens do passado, cujos autores são desconhecidos. Cada foto antiga recebeu duas releituras, uma sob o mesmo ângulo e outra de caráter livre.

Alesssandro Maschio, Amanda Vieira, Antonio Trivelin, Bolly Vieira, Christiano Diehl, Claudio Coradini, Del Rodrigues, Fabrice Desmonts, Justino Lucente, Marcelo Germano, Mateus Medeiros, Paulo Alcides Tibério (Pauléo) e Paulo Ricardo dos Santos foram os profissionais convidados por Davi. A exposição terá, ainda, duas homenagens póstumas, a Henrique Spavieri e Diógenes Banzatto, totalizando 16 “janelas”.

Além do currículo dos profissionais que colaboraram com a exposição, a mostra traz um histórico sobre cada local fotografado ou sobre o conteúdo da foto escolhida por Negri e alvo de releitura. Os textos que acompanham cada imagem são resultado de uma pesquisa do Departamento de Documentação e Arquivo da Câmara.

Deixe uma resposta