Última semana para inscrições no Fentepira

Os grupos de teatro sediados em qualquer estado brasileiro tem até o dia 31 de agosto para se inscrever no 7º Fentepira (Festival Nacional de Teatro de Piracicaba), que em 2012 acontece de 27 de outubro a 4 de novembro. A novidade desta edição é o envio de material exclusivamente pela internet, com ficha de inscrição e regulamento disponíveis no site oficial (www.fentepira.com.br).

Realizado em Piracicaba desde 2006, o Festival integra o calendário oficial do município, de acordo com a lei nº 6.072/2007. É promovido pela Secretaria Municipal da Ação Cultural, por meio da Prefeitura de Piracicaba. “Desde a sua criação, o Fentepira se consolidou como um Festival de excelência entre população, crítica especializada e companhias participantes. Trabalhamos para manter os pilares que nortearam a sua criação: a popularização das artes cênicas, o fomento aos grupos de teatro e a formação de plateia”, diz Rosângela Camolese, secretária da Ação Cultural.

Para a inscrição são aceitos espetáculos de artes cênicas em duas categorias: adulto ou teatro para crianças e adolescentes. A duração mínima é de 40 minutos. Não é permitida a inscrição de peças que já fizeram parte da mostra oficial em edições anteriores. As companhias precisam ter no mínimo um ano de existência e um espetáculo já montado e encenado.

Aos selecionados são oferecidas ajudas de custo conforme a distância de Piracicaba. Para grupos sediados até 800 quilômetros o valor é de R$ 3.500 e de R$ 5.000 aos que estiverem localizados a partir de 801 quilômetros. Os integrantes das companhias contam com alimentação e, se houver necessidade, hospedagem.

Na inscrição, os grupos podem sugerir também o desenvolvimento de atividades artístico-culturais para compor a programação paralela, como oficinas, performances, intervenções, esquetes, lançamento de livros, exposições, debates, exibição de vídeos, e outras.

Durante a realização do Festival, uma comissão debatedora discutirá as características dos espetáculos, possibilitando o intercâmbio entre plateia, grupos de teatro e crítica especializada. Os grupos recebem análise crítica por escrito, que também são publicadas no blog oficial do Festival (www.fentepira.wordpress.com).

Deixe um comentário