Zoológico recebe filhote de puma resgatado de queimada

puma zoo 2O Zoológico de Piracicaba recebeu na quarta-feira, 6, um filhote de puma de cinco meses de idade. O animalzinho veio de Belo Horizonte, Minas Gerais, depois de ter sido resgatado de uma queimada. Segundo o diretor do Zoológico, o veterinário Thiago Vilalta, a mãe provavelmente fugiu durante a queimada e se perdeu do filhote.

Vilalta explicou que este filhote, pelo seu histórico, não tem como ser reintroduzido na natureza. “Normalmente, eles aprendem a caçar com a mãe e este animal não teve tempo de aprender e não teria condições de sobreviver sozinho”, disse.

Ainda em Belo Horizonte, o filhote ficou em quarentena, passou por uma bateria de exames e recebeu vacinas. Seu estado de saúde é bom. Ele foi transportado para Piracicaba por um veículo do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

O puma é um animal originário da América do Sul. “Ele é primo do puma americano. Quando os continentes se separaram, ficou o puma americano para lá e nosso puma para cá, mas é o mesmo animal”, informou Vilalta.

O felino está na lista dos animais ameaçados de extinção. “Isso ocorre justamente por ser uma espécie que depende os ensinamentos que são passados pela mãe para que ele possa aprender a caçar e a se alimentar. Na verdade, ele é um gatão, diferente de outros felinos (tigre, leão), que já têm o instinto aflorado. Por isso é comum vê-lo nos arredores das cidades, em busca de presas, como cachorros pequeno, bezerro, galinha e coelho, entre outros animais”, observa.

Deixe uma resposta