Feminino plural

persona

Bibi Anderssen e Liv Ullmann

Nos loucos anos 70 – que parecem tão distantes! -, um jogo fazia sucesso nos bares de São Paulo, especialmente na zona boêmia do Bixiga. O nome era Persona. Funcionava assim: havia um equipamento com vidro, em que duas pessoas ficavam de cada lado. Duas velas eram acesas e as imagens projetadas misturavam os rostos das duplas.

A inspiração era um filme de Ingmar Bergman, justamente chamado de Persona e que será exibido nesta quarta, às 20h, no Sesc, no ciclo dedicado ao cineasta sueco. O filme é estrelado por suas atrizes preferidas: Liv Ullmann e Bibi Anderssen.

Elas interpretam uma atriz que tem uma crise de mutismo após viver uma temporada teatral agitada. Então, uma médica é chamada e elas vão para um local deserto e a relação fica mais complicada. Foi destaque em plena época da ditadura militar, mas a censura da época, por conta da intimidade entre as duas, colocou um subtítulo ridículo: Quando Duas Mulheres Pecam. A entrada é gratuita. O Sesc fica à Rua Ipiranga, 155. Telefone: 3437-9292.

2 comentários

  1. Deise Rodrigues em 01/11/2017 às 21:55

    Equívoco: Embora a estupenda Ingrid Thulin seja uma das excelentes atrizes dos filmes de Bergman, não é ela uma das protagonistas de “Persona”, mas sim Bibi Andersson (ao lado de Liv Ullmann).

    • Ronaldo Victoria em 04/11/2017 às 06:42

      Foi corrigido. Obrigado pelo toque.

Deixe uma resposta