Feminino plural
Nos loucos anos 70 – que parecem tão distantes! -, um jogo fazia sucesso nos bares de São Paulo, especialmente na zona boêmia do Bixiga. O nome era Persona. Funcionava assim: havia um equipamento com vidro, em que duas pessoas ficavam de cada lado. Duas velas eram acesas e as imagens projetadas misturavam os rostos das duplas.
A inspiração era um filme de Ingmar Bergman, justamente chamado de Persona e que será exibido nesta quarta, às 20h, no Sesc, no ciclo dedicado ao cineasta sueco. O filme é estrelado por suas atrizes preferidas: Liv Ullmann e Bibi Anderssen.
Elas interpretam uma atriz que tem uma crise de mutismo após viver uma temporada teatral agitada. Então, uma médica é chamada e elas vão para um local deserto e a relação fica mais complicada. Foi destaque em plena época da ditadura militar, mas a censura da época, por conta da intimidade entre as duas, colocou um subtítulo ridículo: Quando Duas Mulheres Pecam. A entrada é gratuita. O Sesc fica à Rua Ipiranga, 155. Telefone: 3437-9292.
Equívoco: Embora a estupenda Ingrid Thulin seja uma das excelentes atrizes dos filmes de Bergman, não é ela uma das protagonistas de “Persona”, mas sim Bibi Andersson (ao lado de Liv Ullmann).
Foi corrigido. Obrigado pelo toque.