História sem chatice

sapiens 1

L&PM Editores

Sucesso em várias partes do mundo, e publicado em mais de 30 países, o livro Sapiens – Uma Breve História da Humanidade (L&PM Editores, 464 páginas, R$ 49,90) foi indicado por Mark Zuckerberg, o criador do Facebook, para ter destaque em seu Clube do Livro Online. Esse fato pode explicar o sucesso, mas não é só isso. O básico é o seguinte: como o autor pôde falar de forma clara, e por vezes divertida, da história do homem desde a Idade da Pedra até o século 21?

Foi isso que Harari conseguiu, o que não é pouca coisa. Israelense nascido há 41 anos, mas filho de judeus libaneses, ele formou-se em História em Oxford em 2002 e desde então tem se dedicado à macro-história, ou seja, um olhar abrangente sobre a evolução humana na Terra.

E por que o Homo Sapiens progrediu? A resposta principal do autor é que os humanos foram as únicas espécies que foram capazes de acreditar em coisas que não existem na natureza e de utilizar a força da cooperação. Ele não se exime de entrar em polêmicas, como afirmar que a forma que o homem deu a seus animais domésticos foi um crime, por retirar deles a capacidade de sobreviverem sozinhos. Sinal que Harari vê seu objeto de estudo sem nenhuma idealização. O livro está dividido em quato partes: A Revolução Cognitiva, A Revolução Agrícola, A Unificação da Humanidade e A Revolução Científica. Harari tem outra obra de sucesso no Brasil, Homo Deus, a respeito do sentimento religioso.

sapiens 2

O autor

Deixe uma resposta