Loucamente talentosa

mariza 1

Editora Peixe Grande

O título da exposição que está em cartaz até o dia 12 de outubro no Engenho Central, na programação paralela do Salão Internacional de Humor de Piracicaba, é mais que sugestivo: E Depois a Maluca sou Eu. É também o nome do livro recentemente lançado pela artista gráfica Mariza Dias da Costa.

Uma das mais importantes ilustradoras da imprensa brasileira, Mariza teve seu talento revelado ainda à época do Pasquim e está há décadas na Folha de S. Paulo. Seu estilo único fez com que fosse ilustradora exclusiva de alguns colunistas do jornal, primeiro de Paulo Francis, com toda a sua verve no Diário da Corte, e hoje do psicanalista Contardo Calligaris, que assina o prefácio do livro. A apresentação é feita por Orlando Pedroso, que não deixa por menos: “Para mim a ilustração brasileira na imprensa se divide em duas partes: A/M e D/M: Antes da Mariza e Depois da Mariza”.

Na exposição em Piracicaba, a artista apresenta boa parte do trabalho que reuniu em seu livro. É um apanhado de quase 40 anos de trabalho, primeiro com Francis, de 1978 a 1990, e nos últimos 18 anos para Calligaris. “Sempre quis ver tudo reunido, pois você acaba perdendo a noção conjunta de seu próprio trabalho”, afirmou Mariza em entrevista à Folha. Nascida há 65 anos na Guatemala, Mariza já morou em vários países. A exposição está em cartaz do Armazém 14 do Engenho Central de Piracicaba, com entrada gratuita. Quinta e sexta das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 14h às 18h.

mariza 2

A autora

Deixe uma resposta