No fascinante reino de Thor e Odin

Editora Intrínseca

O britânico Neil Gaiman vem conseguindo, como poucos, equilibrar o prestígio com a popularidade. Enquanto os críticos continuam elogiando sua escrita, seus livros permanecem entre os mais vendidos em várias partes do mundo, Brasil inclusive. É que Gaiman não tem medo de ser pop, e assume até influências de revistas em quadrinhos.

É o caso desse livro (Editora Intrínseca, 248 páginas, R$ 44,90), lançado em edição de luxo, em que ele comenta que a atração pelos mitos nórdicos vem desde os tempos em que lia as histórias de Thor nos gibis da Marvel. O próprio Gaiman criou sua série Sandman inspirado nesses deuses eternos.

Ele conta, na introdução, que as entidades estão presentes há muito tempo em sua mente. Para a pesquisa, procurou manuscritos originais sobre os deuses de Asgard (a terra em que eles vivem), escritos em islandês arcaico por eruditos medievais como Snorri Stuluson. São vários contos, que mostram como a mitologia do norte europeu tem sentidos diversos. Os deuses não exalam perfeição. Há Odin, o pai de todos, seu impetuoso filho Thor, e o complexo Loki, tanto heroico quanto trapalhão. E é exatamente isso que os torna fascinantes.

Neil Gaiman

Cotação: ****

Deixe uma resposta