Sonora Brasil em destaque no Sesc

coco-de-tebei 0

Coco de Tebei

O projeto Sonora Brasil ocupa o espaço do Teatro Sesc Piracicaba nesta semana, trazendo música nordestina. Boa oportunidade para conhecer sons autênticos e regionais. Os shows acontecem sempre às 20h e os ingressos são gratuitos. A estreia acontece nesta terça, dia 2, com o Coco de Tebei. Original de Pernambuco, o coco é cantado por mulheres e dançado por casais. Não utiliza instrumentos e a base rítmica é marcada pelos pés dos dançadores.

Direto de Sergipe, o Samba de Pareia de Mussuca se apresenta na quarta. Segundo relatos, a dança surgiu há mais de 300 anos, entre os escravos que trabalhavam nos canaviais, como forma de ocupar o pouco tempo livre que tinham.

O Coco de Zambé, do Rio Grande do Norte, atração da quinta, é como um coro responsorial, em que o mestre puxa e um coro de vozes responde. A dança acontece numa roda que mantém no centro os tocadores.

Na sexta quem se apresenta é o Coco de Iguape, do Ceará. A música mantém a estrutura do refrão fixo, apresentado pelo mestre e cantado pelos brincantes. Alguns cantos são criados de improviso e animação dos participantes é a tônica.

Os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência na unidade (Rua Ipiranga, 155). Telefone para informações: 3437-9292.

Deixe uma resposta