Trilha sonora dos anos de chumbo

os dias

Som Livre

Tenho amigos que postam nas redes sociais que assistem Os Dias Eram Assim “só por causa das músicas”. Há o evidente ranço intelectual – “assistir novela não é cult”, dizem -, mas o fato é que ninguém precisa assistir a novela das 11 da Globo para gostar de sua trilha sonora.

As canções foram lançadas em CD da Som Livre que fazem um passeio musical pelos anos 70, época em que se passa a trama. A abertura tem os próprios atores interpretando Aos Nossos Filhos, de Ivan Lins e Vitor Martins, de onde foi tirado o título.

A seleção é curiosa. Traz desde músicas que retratam o clima pesado que se vivia naquele tempo, como canções de Chico Buarque (Cálice, com ele, e Deus lhe Pague, na voz de Elis Regina) ao lado de outras que à época a esquerda radical definia como “alienadas” (Nossa Canção, com Roberto Carlos; Menino do Rio, com Baby Consuelo; e Atômico Platônico, interpretada por Vanusa). A linda Não Sei Dançar, com Marina Lima, fica um tanto deslocada, pois é dos anos 90. Além disso, artistas atuais fazem recriações (Thiago Iorc em Tempo Perdido e Johnny Hooker em Como Vai Você). O resultado é variado e ótimo.

Deixe uma resposta