O futebol na música brasileira

skank

Skank

1 – O FUTEBOL – CHICO BUARQUE

Fã assumido do esporte – tem até um time amador, o Politheama – Chico homenageia, nessa canção, os bons tempos do esporte como arte do brasileiro. O refrão cita Garrincha, Didi, Pelé e Canhoteiro.

2 – É UMA PARTIDA DE FUTEBOL – SKANK

Entre cruzeirenses e atleticanos, todos os mineiros do Skank adoram futebol e aqui deixam claro a paixão. “Quem não sonhou em ser jogador de futebol?”, pergunta a letra. Eles já sonharam, mas ficaram com a música.

3 – AQUI É O PAÍS DO FUTEBOL – MILTON NASCIMENTO

A canção de Milton reflete a ligação intensa do país com o esporte. “Nesses noventa minutos de emoção e alegria/ Esqueço a casa e o trabalho/ A vida fica lá fora”. Wilson Simonal também gravou e fez o mesmo sucesso.

4 – REPLAY – TRIO ESPERANÇA

“É gol!/ Que felicidade!/ É gol!/ O meu time é a alegria da cidade!”. A canção gravada nos anos 70 pelo grupo fez tanto sucesso que era tocada logo após cada gol do Flamengo, naquela época, nas transmissões de rádio.

5 – UM  A UM – JACSON DO PANDEIRO

“Esse jogo não pode ser um a um/ Se meu time perder é zum zum zum”, cantava o mestre da música nordestina nos anos 50. A letra falava em “center-forward”, o centro-avante de então. Os Paralamas regravaram nos 90.

6 – CAMISA DEZ – LUIZ AMÉRICO

O sambista paulista a gravou em 1973. A letra fala sobre a desconfiança da torcida em relação ao time que disputaria a Copa da Alemanha. “Desculpe, Seu Zagalo, mexe nesse time que está muito fraco”. De fato, a seleção fracassou.

7 – MEIO DE CAMPO – ELIS REGINA

A canção de Gilberto Gil é dedicada a Afonsinho, jogador famoso nos anos 70. É reflexão sobre a vida como um jogo de futebol. “A perfeição é uma meta/ Defendida por um goleiro/ Que joga na Seleção/ E eu não sou Pelé nem nada.”

8 – SAMBA RUBRO-NEGRO – JOÃO NOGUEIRA

A música que louva o Flamengo foi composta nos anos 40 por Wilson Batista e Nogueira a regravou em 1979. O refrão original falava em Rubens, Dequinha e Pavão. O sambista atualizou para Zico, Adílio e Adão.

9 – ZAGUEIRO – JORGE BEN JOR

Também flamenguista doente, Ben Jor é o autor brasileiro que mais fez canções sobre o esporte. Essa louva a defesa, que espanta o perigo. “Mas para ser um bom zagueiro/ Não pode ser muito sentimental”, ensina.

10 – AMOR EM BRANCO E PRETO – RITA LEE

Corintiana assumida, Rita incluiu a música em seu primeiro disco solo, de 1972. Era um tempo em que a Fiel sofria com o jejum de campeonato desde 1954. “Por que será que eu gosto de sofrer?”, pergunta. Hoje é bem diferente…

Deixe uma resposta