O melhor de Bob Marley

bob marley

Google Image

1 – NO WOMAN NO CRY

É a canção mais famosa de Marley e a mais tocada do estilo reggae. Seu título vem de uma expressão jamaicana que procura transmitir força. A versão ao vivo foi considerada definitiva. Gilberto Gil a regravou com grande sucesso.

2 – IS THIS LOVE

A letra é uma definição precisa sobre o sentimento amoroso. É uma das mais agitadas do mestre jamaicano, com sua pulsação dançante. Foi regravada por muitos, até por Baby do Brasil, que fez versão em português.

3 – STIR IT UP

Composta em 1967, foi a primeira canção de Marley a fazer sucesso fora da Jamaica. É que o cantor americano Johnny Nash a regravou em 1972. Por isso ele a incluiu novamente em seu álbum de 1973, gravado em Londres.

4 – BUFFALO SOLDIER

O título da música, uma das últimas gravadas por Marley, quando já começava a sentir os efeitos do câncer, refere-se aos regimentos de cavalaria dos negros norte-americanos. Tornou-se um símbolo de resistência contra o racismo.

5 – GET UP, STAND UP

É uma parceria com outra lenda do reggae, Peter Tosh. Foi lançada no álbum de Marley de 1973 e logo atingiu grande sucesso. A letra fala, de forma leve, sobre a religião rasta e aborda temas como superação e resistência.

6 – REDEMPTION SONG

Quando escreveu a canção, em 1979, Marley já sabia o diagnóstico do câncer que o matou. De acordo com a mulher, Rita, ele já estava sofrendo e pensando na mortalidade. Stevie Wonder também a interpretou de forma brilhante.

7 – WAITING IN VAIN

A canção, de inspiração romântica, foi gravada em 1977. Lançada como single, foi para os primeiros lugares da parada inglesa naquele ano. A cantora Annie Lennox lançou uma versão inspirada, em 1995, em ritmo mais suave.

8 – I SHOT THE SHERIFF

Lançada em 1973, foi regravada no ano seguinte por Eric Clapton e fez sucesso nos Estados Unidos. A letra fala sobre um sujeito que admite ter atirado num xerife da sua cidade, mas garante que foi em legítima defesa.

9 – THREE LITTLE BIRDS

É uma das canções mais famosas de Marley e que atingiu o Top 20 da parada britânica em 1980, quando foi lançada em single. De acordo com Tony Gilberto, amigo do compositor, ele a compôs num dia só.

10 – EASY SKANKING

É a faixa de abertura de Kaya, álbum duplo lançado em 1978 considerado essencial para entender a carreira do mestre do reggae. Gilberto Gil a regravou no álbum dedicado a Marley, para o qual deu o título Kaya N’Gandaya.

Deixe uma resposta