Os cegos no cinema

 

1 – PERFUME DE MULHER

Al Pacino ganhou o Oscar na pele de Frank, militar que ficou cego e se tornou um estorvo para toda a família. Até que arruma um jovem cuidador e ao lado dele vive incríveis aventuras, incluindo um tango com uma bela mulher.

2 – RAY

Jamie Foxx foi outro vencedor do Oscar ao interpretar o cantor Ray Charles, gênio musical que perdeu a visão ainda na infância. O filme mostra também o lado complicado do astro, suas amantes e a dependência das drogas.

3 – O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN

Aqui o Oscar foi para Anne Bancroft, que encarnou a mulher real do título. Ela era uma incansável professora que tenta fazer com que Hellen Keller, garota cega e surda, entenda o mundo que a cerca e não seja vista como coitada.

4 – LUZES DA CIDADE

Um dos filmes mais românticos de Charles Chaplin. A história conta que o vagabundo Carlitos se apaixona por uma florista cega. Ao saber que ela está em dificuldades, ele faz de tudo para ajudá-la. E tenta mudar a vida da moça.

5 – UM CLARÃO NAS TREVAS

O suspense trouxe Audrey Hepburn como a deficiente visual Susan Hendrix. Ela precisa enfrentar bandidos que invadem seu apartamento atrás de uma boneca que seu marido comprou. É que existe heroína no brinquedo.

6 – DANÇANDO NO ESCURO

O polêmico diretor Lars Von Trier conta a história de Selma (a cantora Bjork), imigrante tcheca e mãe solteira que trabalha numa fábrica. Ela está ficando cega e tem a música como alívio. Mas enfrentará um terrível destino.

7 – ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA

Baseado no livro de José Saramago e dirigido por Fernando Meirelles, narra a história de uma cidade que é atingida por uma epidemia chamada cegueira branca. A mulher de um médico é a única que ainda consegue enxergar.

8 – JANELA DA ALMA

O documentário mostra a vida de 19 pessoas afetadas por dificuldade de visão, da miopia à cegueira total. Artistas como o cineasta Wim Wenders e o músico Hermeto Paschoal contam como sentem e percebem o mundo.

9 – À PRIMEIRA VISTA

O drama romântico destaca a história de Virgil (Val Kilmer). Depois de passar toda a vida sem visão, ele se submete a uma cirurgia, por insistência da namorada. E tem de reaprender o mundo, agora com a perspectiva visual.

10 – JENNIFER 8 – A PRÓXIMA VÍTIMA

John Berlin (Andy Garcia) é um policial sem sucesso na carreira e no amor. Começa a investigar uma série de crimes e então conhece a bela Helena (Uma Thurman), uma testemunha cega que pode ser alvo do assassino.

Deixe uma resposta