Os médicos no cinema

doutor jivago

Doutor Jivago

1 – DOUTOR JIVAGO (1965)

Baseado no romance de Boris Pasternak, é ambientado na Rússia. Conta a história do médico e poeta vivido por Omar Sharif que apoia a revolução soviética, mas depois se desilude. Ele fica dividido entre duas mulheres.

2 – O HOMEM ELEFANTE (1980)

John Merrick (John Hurt) nasceu terrivelmente deformado e parecia ter se conformado a virar atração de circo de aberrações. Até que surge em sua vida o doutor Traves (Anthony Hopkins), que finalmente o vê como ser humano.

3 – TEMPO DE DESPERTAR (1990)

Malcom Sayer (Robin Williams) é um médico que trabalha com pacientes catatônicos num hospital. Acha que eles sofrem de uma variedade extrema do mal de Parkinson e começa a tratá-los com nova droga, a dopamina.

4 – GOLPE DO DESTINO (1991)

Cirurgião de sucesso, Jack McKee (William Hurt) é desconectado da família e das pessoas que opera. Quando descobre ser portador de tumor maligno, começa a ver a vida pela ótica do doente e acaba levando grande lição.

5 – O MÉDICO (2013)

A história de passa na Inglaterra medieval e tem como base o romance de Noah Gordon. Ainda criança, Rob (Tom Payne) vê sua mãe morrer de forma repentina e sonha em curar as pessoas. Então, vira pupilo de um barbeiro.

6 – A VIDA CONTINUA (1993)

O drama em estilo documental conta a história da mais devastadora doença que surgiu nos anos 80, a aids. E dos médicos que lutaram para pesquisá-la e encontrar tratamento, apesar de todo o preconceito que existia na época.

7 – BEM-VINDO A MARLY-GOMONT (2016)

O filme conta a história de um jovem médico africano que recebe uma proposta de trabalhar numa região rural na França. No começo, enfrenta o preconceito e a ignorância. Aos poucos, porém, começa a entender aquelas pessoas.

8 – MÃOS TALENTOSAS (2009)

A trajetória do neurocirurgião Ben Carson (Cuba Gooding Jr.) envolve superação da pobreza e busca da perfeição na carreira. De menino pobre ele virou diretor do Hospital John Hopkins e entrou para a história da medicina.

9 – QUASE DEUSES (2004)

Nos anos 30, nos Estados Unidos, um faxineiro negro ajuda um médico famoso numa investigação. Porém, ele não tem permissão para entrar na universidade por causa do racismo. Mas a situação injusta acaba se revertendo.

10 – PATCH ADAMS – O AMOR É CONTAGIOSO (1998)

O personagem-título, interpretado por Robin Williams, é o criador do grupo Doutores da Alegria. Ele acredita que os pacientes melhorar se receberem um tratamento mais humano. Sua visão entra em choque com a tradição.

Deixe uma resposta