Os melhores filmes de assalto

um dia

Al Pacino em Um Dia de Cão

Grandes assaltos não rendem apenas sensacionalismo na imprensa, mas filmes que prendem a atenção do público. Como esses dez exemplos inesquecíveis.

1 – UM DIA DE CÃO (1975), de Sidney Lumet

Típico caso em que a plateia torceu pelo bandido. Também na vida real, já que o assalto parou Nova York. Al Pacino interpreta Sonny, um ladrão novato e atrapalhado que invade uma agência bancária. Tudo vira um circo, principalmente quando se descobre o motivo do crime: ele quer dinheiro para custear uma operação de mudança de sexo para o namorado.

2 – BONNIE E CLYDE – UMA RAJADA DE BALAS (1967), de Arthur Penn

O filme fala de um casal de assaltantes real, que infernizou a polícia americana dos anos 30 por causa de seus assaltos ousados. Warren Beatty é o charmoso Clyde, que convencer a até então pacata Bonnie (Faye Dunaway) a entrar no mundo do crime. O subtítulo brasileiro entrega a impactante cena final. O casal de atores protagonizou o mico do Oscar, com a troca de fichas.

3 – ONZE HOMENS E UM SEGREDO (2001), de Steven Soderbergh

A produção luxuosa e com elenco charmoso (Brad Pitt, George Clooney, Matt Damon e outros) é uma refilmagem de um filme dos anos 60, estrelado pela turma de Frank Sinatra. Conta a história de um bando de ladrões que planeja o maior assalto aos cassinos de Las Vegas. Os bandidos têm como norma não machucar ninguém durante os assaltos, apenas levar o dinheiro.

4 – O ASSALTO (2000), de David Mamet

Outra história que envolve um ladrão de princípios e que não cultiva a violência. Ele é John Moore (Gene Hackman), que está em fase ruim após ter sido flagrado por uma câmera de segurança em sua última ação. Esse descuido gera um estresse com Bergman (Danny De Vito), seu receptador. Então ele tem como ponto de honra realizar um roubo perfeito.

5 – CÃES DE ALUGUEL (1992), de Quentin Tarantino

O filme de estreia de Tarantino, que já chegou com tudo em seu estilo pessoal e já virou estrela. O roteiro fala sobre um criminoso que reúne seis bandidos para um grande roubo de diamantes. Eles não se conhecem e nem sabem seus nomes reais, sendo conhecidos por cores. Mas o assalto dá todo errado. Algumas cenas de sangue e violência ficaram marcantes.

6 – CAÇADORES DE EMOÇÃO (1991), de Kathryn Bigelow

A gangue de assaltantes é bem diferente. É um grupo de surfistas da Califórnia, liderada pelo carismático Bodhi (Patrick Swayze), e que invade agências bancárias com máscaras de ex-presidentes americanos. O agente do FBI Johnny Utah (Keanu Reeves), por saber surfar, recebe a missão de se infiltrar no grupo. Kathryn é a única mulher a ganhar Oscar de diretor.

7 – ASSALTO AO BANCO CENTRAL (2011), de Marcos Paulo

O Brasil entra na lista com esse filme que conta o roubo real acontecido em Fortaleza, considerado o maior do Brasil. Os bandidos alugam uma casa na vizinhança e constroem um túnel que leva até o cofre. A escavação durou três meses. Foram levados 164 milhões de reais, considerado o segundo maior roubo do mundo. As notas empilhadas dariam uma torre de 33 metros.

8 – O PLANO PERFEITO (2006), de Spike Lee

Um assalto que acontece numa agência bancária de Nova York. Para prender os bandidos, é designado o detetive Keith Frazier (Denzel Washington), que pensa ter uma missão fácil. Mas ele se surpreende com a esperteza do chefe da gangue, Dalton Russel (Clive Owen). Quando a competência policial é questionada, surge Madeleine (Jodie Foster), uma jogadora profissional.

9 – FOGO CONTRA FOGO (1995), de Michael Mann

A produção marcou o primeiro encontro de dois gigantes da interpretação: Al Pacino e Robert de Niro. Aqui Pacino está ao lado da lei, na pele de um detetive que assume a investigação sobre um roubo em Los Angeles, em que foram levados 1,6 milhão de dólares em títulos ao portador. Ele tem poucas pistas e enfrenta problemas na vida pessoal, mas encara a missão.

10 – O ASSALTO AO TREM PAGADOR (1962), de Roberto Farias

Um grande momento do Cinema Novo brasileiro não poderia ficar de fora. A história é baseada num roubo real, que teve como alvo o trem de pagamentos da Estação de Ferro Central do Brasil. A ação aconteceu próxima a Estação Japeri no dia 14 de junho de 1960. A polícia nacional chegou a suspeitar de ladrões internacionais, pela ousadia que envolveu o plano.

Deixe uma resposta