Stephen King no cinema

stephen king

Stephen King

Às vezes você não se pergunta como a cabeça de Stephen King guarda tanta imaginação? O homem não para de dar sustos na gente! E vem batendo recordes, agora, com It – A Coisa.

1 – UM SONHO DE LIBERDADE (1994), de Frank Darabont

É o filme que está em primeiro lugar entre os leitores do IMDb (Internet Movie Database), maior site especializado em cinema do mundo. O herói é o banqueiro Andy (Tim Robbins), acusado injustamente pela morte da esposa e do amante dela. Vai para a prisão de Shawshank, onde enfrenta o diretor corrupto e conhece o malandro Ellis (Morgan Freeman). O final é redentor.

2 – O ILUMINADO (1980), de Stanley Kubrick

A cara alucinada de Jack Nicholson entre a porta estraçalhada é uma das imagens mais icônicas do cinema. Assim como o menino andando de velotrol pelos corredores e as gêmeas que aparecem de repente. A narrativa é de um terror gelado, como convém à história de um escritor que é pago para ir, com a família, a um hotel que fica fechado no inverno por causa da neve.

3 – CARRIE, A ESTRANHA (1976), de Brian de Palma

Carrie (Sissy Spacek) é filha de uma fanática religiosa que a cria com medo do pecado. Por isso, ela se assusta ao menstruar. Logo vira vítima de bullying na escola. A cena do balde de sangue no baile de formatura, de tão marcante, foi imitada por duas vezes em novelas brasileiras: com Regina Duarte em Rainha da Sucata e com Mariana Ximenes em Chocolate com Pimenta.

4 – CONTA COMIGO (1986), de Rob Reiner

Relata a história de Gordie, escritor que recorda um fato marcante de sua infância, em 1959, quando tinha 12 anos. Ele e mais três amigos saem em busca do corpo de um adolescente que estava desaparecido há três dias nas matas do Oregon. Foi depois de assistir a este filme que Milton Nascimento compôs a canção em homenagem a River Phoenix, que morreu jovem.

5 – LOUCA OBSESSÃO (1990), de Rob Reiner

Muitos heróis dos livros de King são escritores como ele. Aqui é Paul Sheldon (James Caan). Um dia ele sofre um acidente de carro, quase morre e vai parar numa casa isolada de um lugar coberto pela neve. A dona é uma enfermeira maluca que, ao descobrir que sua personagem favorita vai morrer, obriga Sheldon a reescrever tudo. A cena da marreta é para nervos de aço.

6 – À ESPERA DE UM MILAGRE (1999), de Frank Darabont

Acontece em 1936, no corredor da morte de uma prisão da Louisiana. Mostra amizade entre o chefe de segurança Paul (Tom Hanks) e o preso John Coffey (Michael Clarke Duncan). Foi preso injustamente, acusado pela morte de duas meninas, e têm poderes mediúnicos. Há outros personagens interessantes, como o guarda sádico e o presidiário que tem um rato como mascote.

7 – CHRISTINE, O CARRO ASSASSINO (1983), de John Carpenter

O tema é a paixão dos jovens por automóveis. Christine é o nome que o adolescente Arnie e seu amigo Dennis dão a um Plymouth vermelho e branco de 1957. Enquanto Arnie começa a consertar o veículo, descobre que o dono anterior morreu de forma trágica e o mesmo pode acontecer com ele. Logo o Plymouth começa a agir como uma mulher ciumenta e enlouquecida.

8 – CHAMAS DA VINGANÇA (1984), de Mark Lester

Conta a história do casal Andy e Vicky, que na infância participam em que adquirem poderes telecinéticos. O que eles não esperavam é que a filha, Charlie, adquirisse a capacidade de incendiar qualquer coisa apenas com a força da mente. Vicky é morta por agentes de segurança que querem esconder os efeitos da experiência. Então, pai e filha fogem por todo o país.

9 – O APRENDIZ (1998), de Bryan Singer

O personagem principal é Todd, rapaz que fica curioso a respeito dos crimes cometidos pelos nazistas na Segunda Guerra Mundial. Mas ele nem desconfia que seu pacato vizinho é um carrasco da SS que fugiu da Alemanha. O diretor é o mesmo de X-Men e escalou seu ator preferido, Ian McKellen, o Magneto, como vilão. Brad Renfro, ator que fez o menino, morreu aos 25 anos.

10 – ECLIPSE TOTAL (1995), de Taylor Hackford

É um drama pesado centrado na história de duas mulheres, mãe e filha. Dolores Claiborne (Kathy Bates) é uma mulher amarga que passou a vida como governanta de uma senhora tirânica. Um dia a mulher morre e ela é a principal suspeita. Selena (Jennifer Jason Leigh), a filha, volta para defender a mãe. Mas elas nunca se entenderam e vão ter de revolver o passado.

Deixe um comentário