Música instrumental no Sesi

orquestra

Orquestra Brasileira Jamaicana

Em busca de democratizar o conhecimento musical e incentivar o intercâmbio entre diversos estilos, o SESI Piracicaba recebe a Mostra SESI-SP de Música Instrumental, com concertos do grupo Silibrina (25), Skafandros Orquestra (26) e Orquestra Brasileira de Música Jamaicana (27).

Influenciado pelo jazz, pop, frevo, maracatu e baião, Silibrina apresenta seu novo disco, Estandarte, com repertório composto por músicas que passeiam por inúmeros ritmos da música instrumental universal, com um forte sotaque brasileiro. Todas as composições e arranjos são de autoria de Gabriel Nóbrega, pianista e líder da banda, que reúne referências vindas de diferentes partes do País.

Skafandros Orkestra mistura os ritmos afro-brasileiros e jamaicanos, apresentando um repertório autoral que une o balanço irresistível do ska à energia dos ritmos afro-brasileiros como o maracatu, ijexá, frevo, coco e jongo. A harmonia orquestral dos metais e a densidade dos tambores proporcionam um mergulho dançante no eixo Brasil-Jamaica.

O show #Dez, da Orquestra Brasileira Jamaicana, comemora os 10 anos do grupo e apresenta canções brasileiras repaginadas ao estilo das músicas jamaicanas de raiz (ska, rocksteady e early reggae). Além das canções dos outros três discos do grupo, no repertório estão presentes músicas do novo trabalho como Severina XiqueXique, Whisky a Go Go, Cotidiano, Que Maravilha e Ogundê.

 

Sobre a Mostra

Mostra SESI-SP de Música Instrumental tem como objetivo valorizar a identidade da música em sua diversidade atual, com apresentações gratuitas de artistas nacionais que misturam ritmos e sonoridades do jazz, ska, rocksteady e demais ritmos afro-brasileiros.

Idealizada pela área de Música do SESI-SP, a Mostra quer dar “voz” aos instrumentos, conta Mariana Apolinário, analista de atividades culturais do SESI e responsável pela curadoria do evento. “A ausência do canto evidencia as mensagens passadas pela sonoridade, seja de alegria, reflexão, tristeza, saudosismo. A letra cantada protagoniza a interlocução com o público, dessa forma a ausência da letra confere destaque à mensagem veiculada pelos instrumentos em conexão, assim como às sensações que provocam” comenta.

Com um número relevante de inscrições de projetos instrumentais nos editais de música, a área considerou importante realizar uma mostra que destacasse as os grooves populares, que passeiam pelo ska, jazz e até bossa nova.  “Foram selecionados três grupos, que têm uma pesquisa que vai além da música nacional, exploram as sonoridades africanas e latinas, gerando uma música instrumental bem brasileira” completa Mariana.  A ideia é continuar com esse projeto, trazendo mais grupos para o próximo ano.

 

As apresentações acontecem de 25 a 27 de abril, com entrada gratuita, e os ingressos devem ser reservados pelo sistema Meu SESI, em www.sesisp.org.br/meu-sesi.

Deixe uma resposta