A histórica Rua do Porto

*Artigo e fotos/imagens  retirados do livro “Piracicaba que amamos tanto”, de Cecílio Elias Netto.

r1

A Rua do Porto é o umbigo de Piracicaba, rua dos pescadores, rua de navegação fluvial, rua de barcos, rua de famílias pobrezinhas e de pessoas marginalizadas. Com olarias, fábricas de terras, uma que outra pequenina venda, a Rua do Porto era passagem para os aristocratas que se dirigiam à mansão de Francisco Morato, na Chácara Morato, casa ainda existente mesmo depois da criação de novos condomínios, ao lado do Carrefour.

A Rua do Porto era marginalizada pelos brancos e famílias mais abastadas, por ser local de muita boemia, de um estilo de vida diferenciado pela liberdade de seus moradores e peculiaridades ribeirinhas. Mesmo assim, era como que um ímã atraindo a população por sua beleza poética e pela singularidade de vida.

Paradoxalmente, foi na Rua do Porto que as famílias de mais recursos construíram o primeiro clube recreativo de Piracicaba, o Clube de Regatas de Piracicaba.

r2

1 comentário

  1. dr. togo edgard yeda Yeda em 27/04/2017 às 19:02

    prezado amigo CECILIO, tenho um quadro que ganhei de um cliente quando trabalhava em são paulo, ele pitou o quadro através de uma foto fornecida pelo autor, como fui padrinho dele de casamento e o autor da foto era amigo dele,ele informou que tinha tinha um amigo que era de piracicaba, então ele emprestou a foto para fazer o quadro.a foto é a antiga rua do porto, chamada de rua dos pescadores, foto em preto e branco

Deixe uma resposta