Biblioteca do Congresso dos EUA recebe livros do ICEN

Library-Congress_imagem

Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos, fundada em 1800, é a maior do mundo. (banco de imagem)

A Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos solicitou ao ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto o envio de publicações para fazer parte de seu acervo. Com isso, a cultura “caipiracicabana” ganha reforço no rico e extenso patrimônio de conhecimento, daquela que é considerada a maior biblioteca do mundo.

Para o jornalista e escritor Cecílio Elias Netto “foi uma surpresa e um orgulho que dedico à Piracicaba. Tudo o que tenho feito é para honrar minha terra, contar minha terra. E se isso for do interesse da Biblioteca do Congresso norte-americano, é uma honra para Piracicaba também.”

A biblioteca em números

A Biblioteca do Congresso reúne, preserva e dá acesso a mais de 167 milhões de itens. Segundo dados oficiais disponíveis no website da instituição, o acervo inclui mais de 39 milhões de livros catalogados e outros materiais impressos em 470 idiomas. E ainda: cerca de 72 milhões de manuscritos; a maior coleção de livros raros da América do Norte; a maior coleção mundial de materiais legais, filmes, mapas, partituras musicais e gravações sonoras.

A Biblioteca foi inaugurada em abril de 1800, a partir do “Ato do Congresso”, assinado pelo então presidente John Adams, que transferiu a capital federal para Washington, D.C. Inicialmente, a biblioteca foi acolhida pelo Capitólio, o prédio do Congresso. E hoje ocupa três edifícios naquela região – em Capitol Hill, um dos maiores bairros históricos da capital.

A Biblioteca do Congresso dos EUA é considerada a biblioteca nacional, assim como a instituição cultural mais antiga do país.

O ICEN

O ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto é uma entidade sem fins lucrativos, que tem por finalidade: resgatar, preservar, cultivar e propagar o patrimônio histórico cultural de Piracicaba; produzir e apoiar projetos culturais em geral, como publicação de livros e realização de eventos; incentivar na sociedade o gosto, o interesse e o respeito pelas questões culturais e sua interação e interdependência com os temas sociais e ambientais. Sua criação é uma homenagem que amigos e familiares prestam a Cecílio Elias Netto, por sua trajetória de mais de 50 anos de literatura e 60 de jornalismo.

Para conhecer mais sobre projetos e publicações do instituto, visite: www.icen.org.br 

 

Deixe uma resposta