Bonecos e futebol

fut

União do Porto Futebol Clube, foto de 1954: Alemão, Dirceu, Síndico, Careca, Raul, Elias dos Bonecos e o técnico Zeca (em pé); Tidinho, Nivaldo, Mazzola, Wilson Bauru e Jair (agachados). Arquivo Cecílio Elias Netto

Temo a barcaça avance rapidamente. Pois o meu olhar atropela o tempo e desvela o que permaneceu no coração. Não são, ainda, 10 horas da manhã. E, como num galope, tudo ressurgiu, tesouros que estavam como que à espera de serem reavivados. À minha esquerda, vejo a casinha abrigando a sede do União Porto Futebol Clube, que teima em sobreviver. Foi criado em 12 de setembro de 1929, por Cecílio dos Santos. Vive de sua história gloriosa, berço de jogadores que conquistaram o mundo, como Mazzola, inicialmente conhecido como Cuíca, campeão do mundo em 1958 e ídolo na Itália com o nome de Altafini.

E quem diria que Elias Rocha (o dos Bonecos) jogava no mesmo time do União Porto? Sim, o Elias dos Bonecos… Basta desviar os olhos para a margem esquerda e ver personagens que Elias – catador de coisas velhas e jogadas nas ruas – criou com dores e saudade do coração.

Conheça o o livro Piracicaba, um rio que passou em nossa vida, de Cecílio Elias Netto.

Deixe uma resposta