E o trem entra na história

*Artigo e fotos/imagens  retirados do livro “Piracicaba que amamos tanto”, de Cecílio Elias Netto.

trem-4

 

trem-5

 

trem-3

 

trem

 

Outra das grandes sagas da história piracicabana foi a conquista do ramal da Estrada de Ferro Paulista. Desde o século 19, Piracicaba lutava para conquistar um ramal da ferrovia, pois se tornaram insuportáveis os maus serviços da Estrada de Ferro Ituana, que se originou de uma concessão outorgada em 1870, para a ligação entre Itu (Ytu) e a São Paulo Railway em Jundiaí. A linha entre Jundiaí e Itu foi inaugurada em 1873, atingindo Piracicaba em 20 de fevereiro de 1877.

O projeto da Estrada de Ferro Paulista foi retomado em 1917, iniciando-se as obras em 1919 (uma conquista liderada por Paulo de Moraes Barros). No dia 9 de setembro de 1922 – ano do Centenário da Independência do Brasil – a estrada de ferro foi inaugurada. E o trem entrou na história de nossa terra, com influência notável e fecunda. A estação foi considerada uma obra de arte e intensas as festividades de inauguração, com presenças marcantes de autoridades.

A primeira viagem saiu da cidade de São Paulo às 13 horas, com sete carros de passageiros. Neles, vieram senadores, deputados, jornalistas. E – após parar em Santa Bárbara d´Oeste – o trem chegou, gloriosamente, às 19h30. A partir desse dia, o trem fazia duas viagens diárias a São Paulo, com baldeação em Nova Odessa.

As comemorações foram celebradas no Hotel Central, no dia 29 de setembro. Foi considerada uma das mais belas festas do século até aquela data. A famosa Banda da Força Pública do Estado de São Paulo participou dos festejos, tocando durante o banquete para 100 talheres no famoso hotel. O cardápio, à francesa, foi altamente sofisticado. Entre os pratos, serviram-se “galantine de poulette, consommé Royal, fillet de Poisson sauce crevettes” e outros.

Nenhum dos convivas, no entanto, previu que Piracicaba seria – com aquele ramal da Paulista – o “fim de linha”. A ferrovia terminava aqui, pois os piracicabanos haviam-se recusado a ceder o Salto para se tornar usina hidrelétrica. “Fim de linha” para uma ferrovia, mas a motivação para se tornar uma cidade autossustentável e com cultura singular.

trem-2

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA

Conseguir que a Estrada de Ferro Paulista chegasse a Piracicaba foi uma epopeia e, também, um sonho dos piracicabanos. A inauguração deu-se no dia 9 de setembro de 1922, com grande festa popular. O trem inaugural fez o trajeto Santa Bárbara d´Oeste/Piracicaba.

Deixe uma resposta