ESALQ, herança de Luiz de Queiroz

esalq

Ainda pretendo seja, cada página deste livro, uma declaração de amor. Dou tudo de mim para ser fiel a datas, a acontecimentos, a quase tudo que nossos historiadores já contaram. Mas, aqui, quero, apenas, ser um contador de histórias. Pretensioso, apaixonado que se deu direitos especiais, certamente egoísticos.

Pois não é, o amor, uma forma de egoísmo? Jurei-me, pois, fidelidade absoluta aos dados históricos, aos escritos. Mas eles apenas me servem para nortear-me essa minha encantada viagem pela história e pela geografia de minha, de nossa terra. Dei-me o direito de assumir a herança da tradição. Tanto mergulhei, ao longo da vida, nessa aventura apaixonada que – mesmo se alguém me chamar de pretensioso – perseguirei – até ao ponto final destas páginas, até o meu último momento de vida – a responsabilidade, que me dei, de ser cantor e contador de histórias de minha terra. Quero ser menestrel dessa história.

E, para isso, tentei – confesso-o – ser um anjo percorrendo espaços e tempos, estando em todos os lugares e em todos os tempos. Não me foi possível. Aceitei, então, ser fantasma. E, assim, incorporo-me na história, nas pessoas, ora estando no passado, ora no presente – mas com avisos para o que vier a ocorrer no futuro. Que já chegou.

A ESALQ é um dos meus mais delirantes sonhos de fantasma piracicabano, de fantasma atemporal. Pois a ESALQ levou-me a incorporar-me em Luiz Vicente de Souza Queiroz, a penetrar-lhe a alma, a viver seus sonhos revelados e a compartilhar – no silêncio – os sonhos ocultos, feitos de dores.

A história da ESALQ não é, apenas e tão simplesmente, de Piracicaba, da USP, de São Paulo, nem mesmo do Brasil. A ESALQ – sonho e realização de Luiz de Queiroz – é um dos inspiradores e emocionantes sonhos de um homem para a Humanidade. Aconteceu aqui. Meu compromisso é o de, apenas, incorporar-me à alma de Luiz de Queiroz, de – em “photos” e postais – criar um altar iconográfico diante do qual todos possamos nos ajoelhar. Recebi essa herança, deixo-a como legado para o final dos tempos.

esalq1

Instalada em 1901, a Escola Prática de Agricultura Luiz de Queiroz funcionava como ensino técnico de grau médio, transformando-se, no futuro, em nível superior

Esses são artigo e foto retirados do livro “Piracicaba que amamos tanto”, de Cecílio Elias Netto. Saiba mais sobre a obra.

Deixe uma resposta