Escola Rural: “À glória de Piracicaba”
Pode-se, serenamente, dizer que a obsessão de nossos ancestrais foi a educação. E a cultura. Piracicaba tornou-se o centro educacional de São Paulo, com figuras brilhantes ocupando as secretarias do governo estadual. Sud Mennucci foi uma delas. Com a inspiração comovedora de Thales de Andrade, a quem se deve, como escritor infantil, o pioneirismo com a educação ambiental, muito antes que a ecologia se tornasse preocupação mundial. Seus livros falam por si mesmos.
Sud Mennucci, o maior educador piracicabano e figura exponencial na educação de São Paulo, lutou muito e conseguiu criar – pela Secretaria de Educação – o ensino rural paulista. E fez, de Piracicaba, pioneira no seu objetivo de fazê-la “o primeiro município brasileiro de instrução pública”. E assim aconteceu.
Em 1925, instalaram-se escolas rurais em todo o território. E Sud Mennucci eternizou esse pioneirismo em discurso histórico que consta do livro “Aspectos piracicabanos do Ensino Rural”, em 1934. A oração foi impressa pelos seus admiradores, chamando-a de “Poema Sinfônico de Piracicaba”. Nele, Sud Mennucci inicia com a evocação: “À glória de Piracicaba.”
Esses são artigo e foto retirados do livro “Piracicaba que amamos tanto”, de Cecílio Elias Netto. Saiba mais sobre a obra.