Igrejas de Bozzano e de Monte Alegre são ‘irmãs gêmeas’ (1)

Muito se escreveu sobre a origem da Capela de São Pedro, erguida em 1936, no bairro de Monte Alegre, em Piracicaba, a pedido do empresário italiano Pedro Morganti (natural de Bozzano, fração de Massarosa, pequeno município da Província de Lucca, região Toscana da Itália), na época proprietário da Usina de Monte Alegre e maior produtor de açúcar do Brasil. Diziam que ela era uma réplica de uma existente na região de Toscana e inúmeras versões foram registradas pela Imprensa piracicabana, com citações de várias igrejas, entre as quais as dos Santos Caterina e Prospero, em Bozzano (Massarosa); de São Miguel de Arcanjo, em Corsânico (bairro vizinho de Bozzano); de São Martino, em Chiusdino (Siena) e de São Frediano, no centro histórico de Lucca.

Na verdade, o arquiteto italiano Antônio Ambrote, responsável pelo projeto arquitetônico da obra, visitou todas estas igrejas, entre outras, em busca de algo que agradasse ao exigente Morganti, e acabou optando pela elaboração de uma planta, em formato de cruz, idêntica à da Igreja dos Santos Caterina e Prospero, de Bozzano, curiosamente, o mesmo local em que Pedro Morganti foi batizado. Badalada por ter em seu interior afrescos do pintor ítalo-brasileiro Alfredo Volpi (nascido em Lucca, na Itália, e criado no bairro do Cambuci, em São Paulo, desde seu primeiro ano de idade), a capela apresenta um estilo neorromântico, com paredes externas imitando pedra, arcos lombardos e lesenas, cúpulas, pequenos vitrais e altares feitos de mármore trazidos da Itália. O interior da obra abriga pinturas nas paredes, teto e colunas. As paredes têm como tema a hóstia, o amanhecer (representado por um galo), o símbolo papal, as chaves de São Pedro, o Divino Espírito Santo e a Aleluia. Na cúpula, o artista destacou os quatro apóstolos: Mateus, Marcos, Lucas e João.

Sua inspiradora, a Igreja dos Santos Caterina e Prospero, de Bozzano, foi inaugurada em 1201, modificada durante o século XV e ampliada entre 1815 e 1817. A torre sineira foi concluída em 1886 e a cúpula remonta de 1903. No interior, há uma pintura do início do século XVII feita pelo pintor florentino Gaspare Mannucci (1575-1642), que descreve a reunião da Virgem e St. Elisabeth, tendo em primeiro plano as figuras dos santos titulares, Prospero e Caterina de Alessandria. Coube ao pintor massarosese Michele Marcucci (1846-1926), auxiliado pelo irmão Egidio, as pinturas murais na abside e o nicho da fonte batismal, realizada em 1905.

Modelo Arquitetônico

Antônio Ambrote, autor do projeto da capela de Monte Alegre, visitou várias igrejas durante sua passagem pela Toscana, mas ficou evidente que a planta em formato de cruz, a cúpula (abóbada hemisférica), o campanário (torre sineira) e a porta central da Igreja de Bozzano serviram como modelo para a sua obra.

Modelo Arquitetonico

Porta central da Igreja de Bozzano.

(continua)

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[Estes conteúdo e imagem foram retirados do livro “Piracicaba, a Florença Brasileira”, de Cecílio Elias Netto. Saiba mais sobre esta e outras obras publicadas pelo ICEN.]

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