A mais bela da província

rio-piracicaba

Foto: Davi Negri

Este é o trecho inicial do histórico artigo de Prudente de Moraes sobre Piracicaba, datado de 4 de setembro de 1877, divulgado pela primeira vez no Almanaque Literário de São Paulo, de 1878, e no Almanak de Piracicaba de 1900: “A mais bela da província”.

“Não é a história de Piracicaba que vamos escrever; para isso faltam-nos muitos dos elementos necessários, entre os quais a aptidão especial do historiador. Ao traçar este artigo, em linguagem singela e chã, só temos em mira reunir, nas páginas do Almanaque Literário, alguns apontamentos fornecidos pela tradição e pelos livros existentes no arquivo da municipalidade, sobre a fundação e história desta cidade, uma das mais importantes e, talvez, a mais bela da província. Este é o modesto intento que pretendemos realiza, para satisfazer ao desejo do incansável editor daquela utilíssima publicação.”

“Lugar de degredo…”

“É bem nova a existência desta povoação; entretanto, não se pode precisar a data de sua fundação.

No século passado, o rio Tietê era frequentado pelas monções partidas de Porto Feliz que entretinham relações comerciais entre esta e a capitania de Mato Grosso. Refere a tradição que, no fim desse século, uma dessas monções que descia de Porto Feliz pelo Tietê, chegando à barra do Piracicaba, resolveu explorar este rio e subiu por ele até o salto, então povoado por índios, atraídos pela abundância de peixe. Feita essa exploração, os capitães-mores de Itu e Porto Feliz, entendendo ser impossível sair-se daqui a não ser por meio dessa difícil e longa viagem fluvial, aproveitaram-se dessa circunstância e começaram a degradar para cá as pessoas que por lá não lhes agradavam. Mas uma dessas vítima do despotismo, sertanejo destemido, embrenhou-se pelos matos em direção a Itu e, vencendo todos os obstáculos, conseguira chegar ao alto denominado hoje do Samambaia, donde avistou a povoação que o degredara. Por essa direção, abriu uma picada e, por esta, o caminho que fez este lugar perder as vantagens que o tornavam apropriado para o degredo. Lugar de degredo – eis o que foi Piracicaba em seu berço, mas, também, o vasto país de que faz parte, em seus primitivos tempos, não teve melhor sorte”.

Deixe uma resposta