“Mulheres, Semeadoras de Cultura” é lançado em Sete Lagoas (MG)

No último dia 18, aconteceu o lançamento do livro “Mulheres, Semeadoras de Cultura” em Sete Lagoas (MG), no Veredas Hotel, contando com o apoio da Prefeitura Municipal da cidade. A obra, editada em português e inglês pelo ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto, tem o apoio cultural da Caterpillar, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e já havia sido lançada em Piracicaba em maio deste ano.

No evento em Sete Lagoas, a mesa foi composta por: Patrícia Fuzeti Elias, uma das autoras e vice-presidente do ICEN; Anderson Cleber Rodrigues, Secretário de Cultura de Sete Lagoas – representando o Prefeito Leone Maciel; Luciane Venturini, consultora da Responsabilidade Socioambiental da Caterpillar; Vereador Cláudio Caramelo, Presidente da Câmara de Vereadores de Sete Lagoas.

O evento contou ainda com homenagem à Cida Couto, que participou como debatedora do ciclo de palestras e debates realizado na cidade, anteriormente à produção do livro, mas que faleceu antes deste lançamento. Flores foram entregues à sua filha Flávia Couto e à sua neta Bárbara Couto Marçal Marques.

A obra

mulheres-livro

A capa do livro

No livro, os autores – os jornalistas Cecílio Elias Netto, Patrícia Fuzeti Elias e Arnaldo Branco Filho – abordam a presença feminina ao longo da história da humanidade, destacando a importância da mulher como semeadora de cultura no cenário nacional e internacional.

O ponto alto de seu conteúdo editorial é o resumo de um ciclo de palestras e debates – sobre a influência da mulher na cultura – realizado em três cidades brasileiras: Sete Lagoas (MG), Piracicaba (SP) e Campo Largo (PR), sob a mediação de Andrea Zámolyi Park, diretora de Assuntos Governamentais e Corporativos da Caterpillar Brasil, e de Patrícia Fuzeti Elias, vice-presidente do ICEN e, também, autora da obra.

Em Sete Lagoas, o ciclo de palestras e debates contou com a participação de: Juliana de Freitas, Regina Márcia Fernandino Fonseca Moura e Jane Paulino (como palestrantes); e Adriana Drummond, Adriane Branco Penna, Cida Couto, Dóris Camargo Martins de Andrade, Kaili Oliveira, Mariza da Conceição Pereira, Shirley Fonseca, Tatiana Teixeira Silva, Vanessa de Miranda Santos, Yara Guiscem e Luciane Venturini, consultora de Responsabilidade Social da Caterpillar (como debatedoras).

O livro conta, ainda, com um artigo assinado por Dóris Camargo Martins de Andrade, e com a publicação de um painel de facilitação gráfica produzida por Adriana Drummond.

Deixe uma resposta