Mulheres semeadoras reunidas em Piracicaba

Realizado na terça-feira, dia 20, o encontro “Mulheres, Semeadoras de Cultura” reuniu cerca de 120 pessoas, em Piracicaba. O evento foi promovido pelo ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto, em parceria com a B2 Comunicação e patrocínio da Caterpillar, pela Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O evento faz parte do projeto do próximo livro do jornalista e escritor, Cecílio Elias Netto.

O encontro de mulheres contou com duas palestras e o depoimento de dez debatedoras. Carol Fuzeti Elias – bióloga com pós-doutorado em neurociências e professora da Universidade de Michigan, nos EUA – falou sobre as mulheres na ciência, em seu tema “Semeando cultura, colhendo (cons)ciência”. Na sequência, foi a vez da ex-atleta da seleção brasileira de basquete, campeã mundial e medalhista olímpica, Magic Paula – que apresentou o tema “A mulher atleta e o esporte como transformação”.

Debate

O evento reuniu um time de debatedoras composto por: Adriana Brasil, Bebé Salvego, Carmela Pereira, Érica Aparecida de Fátima dos Santos, Helaine Carrer, Luciane Venturini, Lucineide Aparecida Maciel Corrêa, Marcela Costa, Regina Souza e Sueli Regina Chiaranda.

No segundo bloco do evento, o debate possibilitou a apresentação de ricas vivências sobre o tema “semeadoras de cultura”, em diversificadas áreas de atuação. A mediação dos trabalhos ficou por conta de Andrea Zámolyi Park, diretora de Assuntos Corporativos da Caterpillar, e por Patrícia Fuzeti Elias, vice-presidente do ICEN.

O Projeto “Mulheres Semeadoras”

Este evento é parte de um projeto mais abrangente que incluiu dois outros eventos: em Campo Largo, no Paraná, realizado em novembro de 2017; e em Sete Lagoas, em Minas Gerais, que aconteceu em janeiro passado. O conteúdo de palestras e depoimentos das debatedoras dos três eventos será registrado em livro.

O novo livro do jornalista Cecílio Elias Netto, editado pela B2 Comunicação, trará um panorama dos avanços culturais e as conquistas sociais da mulher, destacando algumas figuras que semearam cultura em diversos campos do conhecimento. Os eventos nas três cidades somam, ao trabalho do jornalista, a vivência das mulheres locais – que contribuíram com seus depoimentos para a construção desta obra.

Previsto para lançamento em maio próximo, o livro terá edição bilíngue – português e inglês.

Deixe uma resposta