Mulheres Semeadoras de Cultura

mulheres-livro

Este projeto foi composto por um ciclo de palestras e debates, e a publicação de um livro, editado em português e inglês. De autoria dos jornalistas Cecílio Elias Netto, Patrícia Fuzeti Elias e Arnaldo Branco Filho, o projeto teve a coordenação da B2 Comunicação e o apoio cultural da Caterpillar – por meio da Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O lançamento do livro foi realizado, em 2018, nas cidades que participaram do ciclo de palestras e debates: Piracicaba – SP (22 de maio), Sete Lagoas – MG (18 de junho), e Campo Largo – PR (20 de junho).

Na obra, os autores abordam a presença feminina ao longo da história da humanidade, destacando a importância da mulher como semeadora de cultura em várias áreas de atuação. O tema abrangente é retratado desde o surgimento da primeira mulher, Eva; num relato que vai de Madonna (a Santa) à Madonna (a cantora); de avanços culturais às conquistas sociais, com destaque ao protagonismo da mulher na educação, na ciência, na política, na religiosidade, na moda, na música, na pintura, no cinema, no teatro, na TV, entre outros temas.

Entre os destaques de seu conteúdo editorial está o resumo de um ciclo de palestras e debates – sobre a influência da mulher na cultura – realizado nestas três cidades, com o apoio das prefeituras municipais locais. Os eventos foram abertos à participação da população e mediados por Andrea Zámolyi Park, diretora de Assuntos Corporativos da Caterpillar, e por Patrícia Fuzeti Elias, vice-presidente do ICEN. Os três encontros também tiveram o acompanhamento de Luciane Venturini, consultora de Responsabilidade Social da Caterpillar, como debatedora.

 Campo Largo – PR

O primeiro evento aconteceu em Campo Largo, em 29 de novembro de 2017, no Centro Cultural InspirArte. As palestras abordaram os temas: “Mulheres responsáveis pela cocriação de um novo mundo organizacional”, proferida pela psicóloga Daviane Chemin, fundadora da DChemin Resultados Humanos e vice-presidente da ABRH Brasil – Associação Brasileira de Recursos Humanos; “Políticas Públicas para Mulheres”, por Lindamir Ivanoski, secretária adjunta da Cultura, da Secretaria Municipal de Comunicação, Cultura e Relações Institucionais de Campo Largo; e “Cabeças prateadas – a sabedoria na maturidade”, tema  abordado pela dra. Valderez Parolin Teixeira, médica geriatra, com vasto currículo político na cidade (tendo atuado como secretária de saúde e promoção social, e vice-prefeita).

O evento contou com um corpo de debatedoras formado por: Ávila Maria Garrett Savi de Andrade, Christina Minuzzo, Cristiane Ferreira, Irmã Lúcia Staron, Laís Hoffmann Fortunato Severo, Luz Marina Leon Bordes, Maria Teresa P. F. de Moosmayer, Raquel Rodrigues Albuquerque, Simone Vaz da Silva, Zeila Plath Oliveira Silva.

Para conhecer o conteúdo do evento na íntegra, acesse o link: https://bit.ly/2lTIE9j

Sete Lagoas – MG

O segundo dos eventos foi realizado em Sete Lagoas, no dia 30 de janeiro de 2018, no Hotel Veredas, com as seguintes palestras: “Mulheres negras semeando cultura”, pela advogada e professora de História, Juliana de Freitas, também integrante da Comissão da Igualdade Racial OAB/MG; “Casa mãe: símbolo feminino”, por Regina Márcia Fernandino Fonseca Moura, arquiteta e urbanista, presidente do Instituto Veredas de Cultura e Multimídia; e “Mulheres em movimento – a arte que inspira e transforma”, por Jane Paulino, diretora artística e sócia-proprietária do Expressar Dança e Pilates.

Como debatedoras: Adriana Drummond (que também fez a facilitação gráfica do evento), Adriane Branco Penna, Cida Couto, Dóris Andrade, Kaili Oliveira, Mariza da Conceição Pereira, Shirley Fonseca, Tatiana Teixeira Silva, Vanessa de Miranda Santos, Yara Guiscem.

Para conhecer o conteúdo do evento na íntegra, acesse o link: https://youtu.be/8eny3yDDliY

Piracicaba – SP

Encerrando o ciclo de palestras e debates, o último evento aconteceu em Piracicaba, em 20 de fevereiro de 2018, no Hotel Occitano, com as palestras: “Semeando cultura, colhendo (cons)ciência”, proferida pela bióloga com pós-doutorado em neurociências e professora da Universidade de Michigan – EUA, Carol Fuzeti Elias; e “A mulher atleta e o esporte como transformação”, pela ex-atleta da seleção brasileira de basquete, campeã mundial e medalhista olímpica, Magic Paula.

Participaram como debatedoras: Adriana Brasil, Bebé Salvego, Carmela Pereira, Érica Aparecida de Fátima dos Santos, Helaine Carrer, Lucineide Aparecida Maciel Corrêa, Marcela Costa, Regina Souza e Sueli Regina Chiaranda. Entre os conteúdos gerados no contexto de Piracicaba, o livro também contou com artigo preparado pela secretária de Cultura da cidade, Rosângela Rizzolo Camolese, sobre “Do direito ao voto às grandes conquistas, o papel disseminador da mulher”.

Para conhecer o conteúdo do evento na íntegra, acesse o link: https://youtu.be/rlJvprOnUaU

 

Deixe uma resposta