Rua dos Ferroviários, casa número 10

Rua dos Ferroviários, casa número 10 foi escrito por Cecílio Elias Netto há mais de três décadas. Um romance nunca publicado. E só agora, aos 81 anos, o escritor oferece aos leitores essa história, que entrelaça ficção e suas memórias de adolescente.

Em formato digital, o livro soma-se ao conjunto de publicações do ICEN – Instituto Cecílio Elias Netto. Editado por Patrícia F. Elias, tem projeto gráfico e ilustrações de Simone Palma. O lançamento virtual aconteceu em 15 de dezembro de 2021.

O romance foi contemplado pela Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc no 14.017/2020, no contexto do ProAC SP (Edital ProAC LAB no 50/2020 – Literatura).

Desvendando silêncios

O autor Cecílio revela um pouco do contexto do livro:

“A casa número 10. Ela existiu. E, nela, aconteceram-me dias totalizantes de minha vida. […]

Pequenina, humilde, pobrezinha, aquela casa – em meio a tantas dores que nos haviam atingido – era um oásis onde a criança e, depois, o adolescente conheceram a quase inacreditável alegria e leveza de viver de seus moradores, meus tios e primos. De tão simples, revelava-se um ninho. […]

Há mais de 30 anos, comecei a escrever este livro. Concluí-o, mas escondi-o de mim mesmo. Pois nada do que eu vivera, nada do que me revelara tanta harmonia e paz, nada daquele encantamento – nada daquilo eu escrevera. Era uma outra história com os mesmos personagens. E, então, para mim, senti que eu tentara desvendar os silêncios da casa número 10, os seus segredos e, talvez, até mesmo os mistérios. Este livro incomodou-me seriamente quando cheguei a seu término. Senti – e ainda sinto – ter profanado um sonho. E, então, se o profanei, foi por ter sido, ele, muito mais um sonho do que a realidade. Será? Por que o fiz? Mesmo tendo sido sonho, não seria mais sábio tê-lo conservado vivo em minhas memórias? […]”

Deixe uma resposta