Cobrinha

cobrinha

Arquivo

Vitório Angelo Cobra, o Cobrinha, grande seresteiro piracicabano, nasceu em 1908, e começou a cantar desde cedo, aos 14 anos. A vida e a carreira do maior seresteiro de Piracicaba, que morreu em novembro de 1995, foram lembradas em matéria de destaque em outubro de 1987 no semanário impresso A Província.

Com um cabo de vassoura imitando violão, ele já fazia serenata para uma namorada da adolescência. Nem imaginava que aquela brincadeira iria virar coisa séria e logo a música tomou conta de sua vida. Ao lado dos irmãos, fundou o Cobra Choro: Pedro tocava sax, João violão, Antonio cavaquinho, Salvador chocalho e ele o pandeiro. Fizeram sucesso nos carnavais de rua dos anos 20, mas Pedro, o irmão mais velho, saiu para se casar.

Cobrinha sentiu que gostava demais da música e formou dupla com Mariano, o pai de Caçulinha. A dupla atuou durante um tempo. Depois cantou sozinho e fez enorme sucesso, se apresentando em todo tipo de evento. Somente Piracicaba, música-símbolo da cidade, teve dez interpretações dele. Hoje há um busto de Cobrinha em frente ao Cemitério da Saudade.

Deixe uma resposta