Dia do Rio Piracicaba

As primeiras grandes cidades da Antiguidade surgiram nas margens de importantes rios: o Tigre e o Eufrates, atual região do Irã e Iraque (no Oriente Médio) e o rio Huang He (que significa Rio Amarelo) situado na China.

O papel do rio é fundamental para a formação da sociedade. É na margem dos rios que as populações, até então nômades, vão fixar moradia e fazer suas plantações. O rio gera fluxo e abre espaço para o encontro de pessoas, é lugar de comércio, de trocas de bens e de conhecimentos, é ponto de chegadas e partidas.

Piracicaba, a exemplo das grandes cidades da Antiguidade, nasceu às margens do rio de mesmo nome e, desde o início contou com experiências semelhantes. Este era o ponto de passagem de viajantes que percorriam o interior do Brasil, como verdadeiros desbravadores, em busca de pedras preciosas e índios.

Rio Piracicaba - Acervo Câmara de Vereadores

Rio Piracicaba – Acervo Câmara de Vereadores

De acordo com documentos do início da povoação, o estabelecimento do Povoado de Piracicaba deveria ser na foz do Rio Piracicaba com o Rio Tietê, cerca de 90 quilômetros de onde estamos hoje. Mas Antônio Correia Barbosa escolheu aqui, o lugar onde o peixe pára. Segundo suas descrições, o local era mais aprazível, de belas paisagens e terras férteis.

Nas margens do rio o comércio floresceu, os escravos trabalharam, os imigrantes chegaram e a iluminação aconteceu. Lugar de navegação, da festa do divino, da descida dos barcos, das noites de serestas. Rio de muitas histórias e lendas – Noiva da Colina. Onde a saudade virou canção e hino, e o Brasil conheceu o Rio que joga água pra fora como os olhos de alguém que chora.

A relação que nós piracicabanos mantemos com o nosso rio é umbilical, questão de identidade mesmo. Piracicaba não existiria sem este Rio, e nós não saberíamos viver sem ele. Por isso, este dia foi dedicado a ele. Numa justa homenagem ao maior símbolo ambiental de nossa cidade. Relembrando que este Rio ainda tem vida e a sua preservação depende de nós.

Deixe um comentário