Esportes em 1987: Rafael Huffenbaecher campeão brasileiro de natação…

O texto abaixo foi publicado em dezembro de 1987 no semanário impresso A Província. Preservamos datas, idades, comentários e gramática originais do texto.

 rafa1

Todos aqueles que se interessam pelas atividades humanas jamais poderão prescindir dos moços. São eles que formam a formidável força jovem que impulsiona a máquina do desenvolvimento.

Dentro do esporte, a mocidade é a máquina propulsora por excelência, pois, é ela que possui a força física que, estando aliada aos conhecimentos técnicos, possibilita a conquista de lauréis, vitórias, títulos e recordes.

Piracicaba pode se orgulhar dessa força jovem que surge em todas as modalidades de esportes, fruto do trabalho de técnicos de valor e do apoio imprescindível de clubes, empresas e da Prefeitura em especial, sem os quais seria tudo muito mais difícil. Ninguém desconhece que para se formar um campeão é necessário, além das qualidades inatas do atleta, um conjunto harmonioso de trabalho muito bem feito.

Vamos relembrar hoje um dos grandes atletas que Piracicaba revelou nos anos 70 e se projetou até meados de 80. O nosso único Campeão Brasileiro de Natação, Rafael Huffenbaecher.

Rafael começou a competir quase por brincadeira.

rafa2 (2)

Em 1972, a Comissão Municipal de Esportes — CME de Piracicaba promoveu um torneio de natação, dentro das comemorações do Sesquicentenário da Independência. Convidado a participar e desenvolvendo excelente performance nesse torneio, Rafael foi convidado pela CME para participar dos. Jogos Infantis, nos quais destacou-se sobremaneira, ganhando diversas provas.

A partir daí, resolveu treinar seriamente no Clube de Campo de Piracicaba, sob a orientação do técnico José Eugênio Nardino Foi acumulando vitórias até que, em 1975, já diversas vezes campeão regional, entrou no ranking dos 16 melhores nadadores do Estado de São Paulo.

No final desse ano, sagravase Campeão Paulista, ganhando duas medalhas de Ouro nos nados livre e clássico, duas de Prata e duas de Bronze.

SUPEROU RICARDO PRADO 

Em janeiro de 1976, no auge de sua forma, foi disputar o Campeonato Brasileiro, no Rio de Janeiro, quando teve a oportunidade de confirmar as suas excepcionais qualidades.

Nadando com as maiores forças de todo o Brasil, inclusive aquele que viria a ser mais tarde o famoso Ricardo Prado, Rafael sagrou-se Campeão Brasileiro nos 100 metros nado livre e nos 200 metros nado medley, além de um 3º lugar nos 100 metros nado clássico.

DISTINÇÃO NACIONAL 

As vitórias consagradoras deram a Rafael Huffenbaecher uma distinção invejável, nesse Campeonato Brasileiro. A Confederação Brasileira de Natação conferiu-lhe o título de “Nadador Infantil Mais Veloz do Brasil”, como o detentor do melhor índice técnico da competição.

“QUEBRADOR DE RECORDES” NOS EUA 

Em 1980, Rafael passou o ano todo nos Estados Unidos, no Intercâmbio de Rotary Club, na cidade de Sterling, Illinois, onde fez parte da equipe de natação da sua escola e da sua cidade. Destacou-se extraordinariamente, ganhando medalhas e troféus. E ganhou um diploma que Rafael guarda com muito carinho, de “Broken Record”, ou seja, “Quebrador de Recorde”. Ele o ganhou ao quebrar um antigo recorde de natação, tendo o seu nome gravado no quadro de honra da sua escola e na Prefeitura de Sterling.

Atleta Símbolo 

rafa2 (1)

No correr dos anos, Huffenbaecher sempre acumulou vitórias. Hoje, aos 24 anos de idade e cursando o último ano na Escola Paulista de, Medicina, em São Paulo, ainda disputa com muita garra os Campeonatos Universitários, conquistando mais vitórias pela sua Escola.

Dentre os inúmeros troféus, medalhas e homenagens recebidas por Rafael ao longo dos anos como nadador, um dos que o deixam mais orgulhoso é o de “Atleta-Símbolo do Clube de Campo de Piracicaba”, que recebeu em 1979 das mãos do grande incentivador da natação* piracicabana, dr. Laerte Ramos de Moura, na época, presidente do Clube.

Durante essa festa-homenagem, Rafael Huffenbaecher teve a sua foto colocada na galeria de honra do Clube e recebeu um cartão de prata alusivo aos seus feitos esportivos e, muito especialmente, a sua formação moral, que serviu e continua a servir de exemplo a tantos jovens que vieram depois dele.

Conheça um pouco mais sobre o esporte em Piracicaba no ano de 1987 neste texto sobre o XV de Piracicaba.

Deixe uma resposta