A história da Casa do Povoador

Arquivo

A edificação que fica às margens do rio Piracicaba ganhou o nome de Casa do Povoador, pelo qual é conhecida até hoje, foi tema de destaque do primeiro número do semanário A Província, lançado há 30 anos, em agosto de 1987. O prédio, onde hoje funciona um espaço cultural, atrai visitantes de todos os lugares.

Teria sido esta casa que o fundador da cidade, Antônio Correa Barbosa, construiu logo depois de começar a povoação. O verbo da frase anterior está no condicional não por mera coincidência. É que, a respeito da construção, não existem provas evidentes nem de que foi realmente moradia de Barbosa nem do contrário.

Foi a questão levantada pela historiadora Maria Celestina Teixeira Mendes Torres, e que ganhou a capa do jornal, em entrevista ao escritor João Chiarini. Ela contou que, depois de consultar um dos primeiros mapas de Piracicaba, datado de 1822, não encontrou referências diretas de que ali era a casa do povoador. Se a história não confirmou, ficou o símbolo. Mesmo sem a confirmação histórica, a casa permanece como marco zero da cidade e um dos nossos pontos turísticos mais famosos.

Deixe uma resposta