Igreja Matriz da Vila: uma obra de arte destruída

O texto abaixo foi publicado em novembro de 1987 no semanário impresso A Província. Recuperamos para lembrar os 30 anos de atuação em Piracicaba.

igreja 1

A antiga Igreja Matriz Imaculada Conceição, em Vila Rezende, que estúpida, burramente foi demolida, era projeto de Ramos de Azevedo, quando aluno, ainda, em Paris.

Ramos de Azevedo mereceu um monumento no início da Av. Tiradentes, em São Paulo, ao lado da Pinacoteca do Estado e do Museu de Arte Sacra.

Com a largura dessa via retiraram a peça e colocaram-na abandonada no Jardim da Luz.

A família de Ramos de Azevedo entrou com um petitório na Justiça de São Paulo contra PM. da capital. Ela ganhou a ação.

À municipalidade paulistana foi dado prazo para recolocação do monumento, que era composto de vários grupos de figuras.

Só conheci um maior do que o Ramos de Azevedo — é o do Duque de Caxias. Excetuo, é lógico, o do Cristo Corcovado, no Rio, o do Ipiranga, SP.

A família recebeu uma importância transamazônica como danos morais. Outro dia vi aquele monumento com a pátina verdoenga, muito do estilo de Bruno Di Giorgio.

Por escrever acima a palavra pátina fiquei horrorizado com o polimento das hermas de Josaphat Araújo Lopes, à frente do prédio central da UNIMEP e com o da Princesa Isabel, na S.B. “13 de Maio”. Trabalhos de idiotas. Não se dá polimento ao bronze. É a pátina que enriquece a liga. Por isso é que os escultores a consideram “metal” nobre.

Mas a ex-igreja da Vila era toda trabalhada. A madeira do púpito, de coro, da nave, dos bancos eram trabalhos de Cienfuegos, de Graner, de Antônio Romero,

A pintura, em ouro 12, contrastando pelo fundo azul, muitos afrescos e têmperas no teto, nas laterais, nas colunas — tudo foi impiedosamente ao chão.

Quando do velório de Mário Dedini (+) em 1º..03.1970 — Luiz Morrone que tirava a máscara funerária dele, auxiliado por Archimédes Dutra (+) — ficou deslumbrado com os interiores daquela igreja.

É claro que havia o “SPHAN”, o CONDEPHAAT.  Como os há… Mas para que? E aqui há o CODEPAC (1983) .

Deixe uma resposta