Julieta Guerrini, a musa de que Piracicaba se esqueceu

casal-de-namorados-vintage_Pixabai

As décadas de 1920 e 30 são consideradas entre as mais ricas em cultura e arte, para Piracicaba. (imagem: Pixabai)

Ainda que algumas outras décadas do Século XX tivessem sido brilhantes em Piracicaba, as mais ricas em cultura e arte – conforme demonstram crônicas da época e testemunhos dos que as viveram – foram as de 20 e 30. Piracicaba era um centro de cultura e de arte, meca de intelectuais e de artistas. Grandes espetáculos musicais, teatrais, artísticos – como serões, tertúlias e encontros – que se realizavam em Piracicaba, chamando a atenção da intelectualidade brasileira.

Entre muitas famílias cultoras dos valores artísticos estava a dos Guerrini, do patriarca Paschoal Guerrini, um socialista convicto. E Julieta Bárbara Guerrini foi a musa daqueles salões. Ainda viva, próxima dos 90 anos, Julieta foi, recentemente, entrevistada pela imprensa paulistana, na tentativa de recuperar grandes acontecimentos do passado, entre os quais o seu casamento com o dramaturgo Oswald de Andrade. Julieta era a musa dos artistas. Em Piracicaba, ela se casou com Antonio Oswaldo Ferraz – tido, quase unanimemente, como um dos maiores de nossos intelectuais em todos os tempos – jornalista, professor, escritor, artista, boêmio, ativista político.

Julieta Guerrini desfez o seu casamento com Tonico Ferraz e se uniu ao físico Mário Schemberg, uma lenda na ciência brasileira. E depois de Mário Schemberg, Julieta se casou com Oswald de Andrade, ainda hoje tido como o maior de nossos dramaturgos. Essa Julieta Bárbara Guerrini, ainda viva, musa de artistas e intelectuais, foi esquecida por Piracicaba. Mora, ainda hoje, em São Paulo. Com suas lembranças e privações.

[Este texto foi publicado no “Almanak de Piracicaba”, editado pelo jornalista Cecílio Elias Netto, do jornal impresso “A Província”, que circulou como suplemento do jornal “A Tribuna Piracicabana”. Para este projeto, foram elaborados vários fascículos ao longo do período de novembro de 1995 a agosto de 1997.]

Outros conteúdos estão reunidos na TAG Almanak de Piracicaba.

 

Deixe uma resposta