Matriz da Vila Rezende

Matriz Vila

Arquivo

A antiga igreja Matriz da Vila Rezende, da Paróquia Imaculada Conceição de Piracicaba, foi um projeto do famoso arquiteto Ramos de Azevedo, o mesmo que projetou o Teatro Municipal de São Paulo. A história do templo foi destaque do semanário impresso A Província em outubro de 1987.

Ramos de Azevedo projetou a matriz quando ainda estudava em Paris. A igreja era toda trabalhada e cheia de detalhes. A madeira do púlpito, do coro e da nave eram trabalhos de artistas como Cienfuegos, Graner e Antonio Romero. A pintura, em ouro 12, contrastava com o fundo azul, além dos muitos afrescos.

O templo foi iniciado em 8 de dezembro de 1904, com o lançamento da primeira pedra fundamental. Exatos seis anos depois, foi rezada a primeira missa, por Dom João Nery. Em 19 de janeiro de 1914, foi instalada a paróquia e a posse do primeiro vigário de Vila Rezende, Cônego Carlos Cerqueira. Com o passar dos anos, um novo templo começou a ser construído ao lado do primeiro, em 27 de setembro de 1964.

1 comentário

  1. José Carlos Ferraz Semmler em 03/03/2019 às 17:39

    Conheci o interior dela quando era criança. Os afrescos nas paredes eram maravilhosos. Deveria ter sido tombada pelo Condephaat e não demolida. Alguém deve ter fotos de seu interior e precisa trazer a público.

Deixe uma resposta