Mulher piracicabana, pela óptica do Assunção

Atualmente administrado pelos padres salesianos, o Colégio Nossa Senhora d’Assunção foi fundado em 1893, pelas Irmãs de São José, sob a responsabilidade de Madre Maria Teodora Voiron. Historicamente, sabe-se sua criação foi para fazer frente ao ensino metodista instituído por Miss Martha Watts no Colégio Piracicabano e, assim, preparar as moças piracicabanas conforme uma visão católica da época.

No começo do século XX, o ensino do Assunção se dividia em três cursos: o Primário, adaptado ao programa das escolas estaduais; o Geral, onde as moças estudavam português, francês, aritmética, álgebra, geometria, geografia, história geral e do Brasil, educação moral e cívica, religião, música, solfejo, canto, desenho, trabalho manual e ginástica; e, finalmente o Curso Especial, para as moças que quisessem aperfeiçoar-se em trabalhos manuais, pintura, música e nas línguas francesa e inglesa.

Mesmo quando se afirma que a mulher, à época, era preparava “para o casamento”, o fato é que o Colégio Assunção, ainda que o fazendo, tinha um ensino mais abrangente. Universal, para a época. Mais, talvez, do que atualmente…

2 comentários

  1. Delza Frare Chamma em 17/09/2012 às 12:39

    Foram maravilhosos os anos de Assunção. Pelas amizades, queridas amigas de turma, pela união entre nós e pelas rebeldias sem causa que eram tão frequentes e justamente provocadas pela existência de régras sempre rígidas. Quebrar tais régras tornou-se o objetivo maior de nossa turma que se manteve unida por vários anos. Sinto que devo ao Colégio Assunção ter me tornado uma cidadã que luta sempre por causas em que acredito. As primeiras rebeldias que nos levaram às primeiras transgressões me deram uma cidadania que hoje me é preciosa nas lutas por um Brasil menos injusto e desigual.Percebi lá, que transgredir é, no mais das vezes, avançar. Valeu caras irmãs de S. José. É sempre com muito carinho que me lembro de meus tempos de Colégio Assunção.

    • Elisabeth koumelis. em 26/01/2013 às 01:00

      Realmente,viver todas as manhas na escola assuncao,e uma maravillha,infelizmente,a vida me mandou longe do meu paiz.Εlizabeth Koumelis,meu nome.se ha colega de escola,,71,72gostaria deme comuticar.

Deixe um comentário