Porta Larga – Nome de 120 anos

enxovalTexto publicado em 09/07/2006

Uma das casas comerciais mais conhecidas e sólidas de Piracicaba é a “Portalarga”, há muitas décadas de propriedade da família Maluf. É um nome comercial que sempre cahamou a atenção por sua originalidade. E o principal de tudo: é nome mais do que secular, próximo de completar 120 anos.

A casa de nome original “À Porta Larga” foi fundada no ano de 1887, ocupando os números 98 e 108 da então Rua do Commercio, atual Rua Governador Pedro de Toledo. Observe-se o detalhe: era “à porta larga”, não apenas “a porta larga”. Seu proprietário e fundador foi João Baptista de Camargo e a casa, originalmente, se dedicava ao comércio de ferragens, tintas, óleos, graxas, além de loja de atacado na área de cereais. No “Almanak de 1900”, de Piracicaba, já há publicidade daquela casa comercial que tinha um dos poucos telefones de Piracicaba, de número 19. Na cidade, havia 50 linhas telefônicas.

A atual “Portalarga”, segundo o falecido Salim Phelippe Maluf, seu principal proprietário por muitos anos, foi sucessora da “Loja do Sol”. Esta era uma casa fundada em 1851, de propriedade de Pinto d eAlmeida & Azevedo, que tinha “sortimento completo de fazendas, armarinho, calçado, chapéus, etc.etc.” Localiza-se no número 55 da mesma antiga Rua do Commercio.

2 comentários

  1. Noemia Modesto em 14/01/2013 às 16:34

    É com satisfação que posto esse comentário. Fui Funcionária da PORTALARGA durante 05 anos, o suficiente pra me sentir orgulhosa de ter feito parte do quadro de funcionário. Um dos melhores, senão o melhor lugar em que trabalhei. Muita Saudades daquele tempo. Parabéns família Maluf.

  2. Patricia Dóris Suguiama em 06/05/2015 às 11:48

    Sou uma ex funcionária tbem… e só tenho a agradecer tudo que aprendi com o Seu Salin… um grande homem… e um gigante como administrador… deixou muitoooooooos ensinamentos que levarei para a vida!

Deixe um comentário