NUC: um espaço para a cultura dentro da Universidade

O texto abaixo foi publicado em outubro de 1987 no semanário impresso A Província. Recuperamos para lembrar os 30 anos de atuação em Piracicaba.

arte

Segundo o maestro Umberto Cantoni, o Núcleo Universitário de Cultura é um centro gerador de experiências culturais dentro da Unimep, mas com propostas voltadas também para a comunidade. O coordenador do NUC disse que o órgão vê a arte como um processo de educação, a fim de que as pessoas cresçam cultural, política e artisticamente. O NUC também prega a “desmistificação da arte”, afirmando ele que esta deve ser mais acessível aos indivíduos de um modo geral.

Além de seu coordenador, trabalham no Núcleo um professor e três estudantes da Universidade Metodista de Piracicaba, que são: prof. Nabor Nunes (Teologia e Cultura), compositor; José Antonio da Silva, responsável pelo Teatro da Unimep; Jânia Falcão e Silas José da Silva, assistentes do maestro e monitores do trabalho desenvolvido pelo Coral Universitário.

Cantoni afirmou que além desse grupo estável, o NUC conta ainda com a participação de pessoas de fora da Universidade, como grupos de dança e capoeira que têm atuado periodicamente naquela instituição de ensino.

OFICINAS DE TEATRO 

Assim, atualmente o NUC conta com três voluntários especialistas em teatro para crianças, grupo esse dirigido por Mara Bhen, atriz e coreógrafa. A proposta, segundo o maestro, é desenvolver junto às crianças, através de jogos teatrais e técnicas variadas, oficinas de interpretação, dramaturgia, fantoches, coreografia, etc.

Já para os adultos, a Cotaesp, organização estadual de teatro, está oferecendo através de um técnico de São Paulo, aulas de teatro ministradas no NUC. As inscrições para este curso assim como ao destinado às crianças, continuam abertas.

PROJETOS DO NÚCLEO UNIVERSITÁRIO DE  CULTURA 

Além da “Semana de Arte da Unimep”, realizada anualmente, o NUC desenvolve projetos como edição de música, realizada pelo prof. Nabor Nunes que compõe para o Coral Universitário e igrejas em geral. Há também música de férias, curso oferecido todo ano para lideranças de música das Igrejas Metodistas do Brasil, para regentes e organistas de um modo geral.

Quanto ao Coral Universitário, este é formado por cerca de 45 estudantes da Unimep e está produzindo “A Missa da Terra Sem Males”, obra narrada e cantada cujo texto denuncia a extinção da raça e cultura indígenas, do Brasil e América Latina.

O maestro disse que há convites para apresentação dessa obra em Porto Alegre, Montevideo (Uruguai) e Buenos Aires (Argentina), mas a Unimep não dispõe de recursos para a realização das viagens. Desse modo, Cantoni afirmou ter pedido auxílio à Prefeitura e o faz às empresas privadas locais, “já que estas podem programar apresentações do Coral a seus funcionários, usufruindo depois dos benefícios da Lei Sarney”, explicou.

O NUC criou também o projeto Cancioneiro do Menor de Rua em nível nacional, funcionando praticamente na cidade de São Paulo. Participam do grupo de trabalho educadores de rua ligados a movimentos relacionados aos menores de rua de São PauIo, agentes da Pastoral do Menor daquela cidade, pedagogos, religiosos, estudantes e pessoas da sociedade civil.

Segundo afirmou Cantoni, o Cancioneiro do Menor de Rua foi elaborado em março deste ano, teve várias reuniões em fase de trabalho e deverá se encerrar em janeiro próximo. Trata-se de uma pesquisa sobre o menor de rua do Brasil, do que ele canta músicas já existentes e do que ele próprio produz como música, pois para o maestro, canto para o menor é expressão de vida, já que conta suas histórias através da letra e desse modo faz denúncias e críticas à sociedade. Assim, a busca de soluções para seus problemas se torna mais fácil para aqueles que desenvolvem trabalhos sobre o menor de rua.

Deixe uma resposta