“Para plantar batatas não precisa ser agrônomo”

cartoon-1487217_1920

(imagem: Isuru Prabath, por Pixabay)

Como todos os idealistas de todos os tempos, Luiz Vicente de Souza Queiroz sofreu muito para instalar a Escola de Agronomia – atual ESALQ – em Piracicaba. Comprou terras, fez construções nelas, contratou pessoal especializado, acabou doando-as ao Estado para que se construísse a Escola que ele sonhou e não viu tomar-se realidade. Para muitos, Luiz de Queiroz chegou a parecer um tolo.

No jornal “A Gazeta de Piracicaba”, os desafetos de Luiz de Queiroz também tentaram desmoralizá-lo. Foi o caso de alguém, com o pseudônimo de “Cincinatus”, que escreveu naquele jornal, no dia 11 de janeiro de 1891, há mais de cem anos: “Qual escola? Para plantar batatas, não é preciso estudar.” O ideal de Luiz de Queiroz está aí, cada vez mais vivo: a ESALQ continua, ninguém sabe quem foi o tal de “Cincinatus”.

[Este conteúdo foi publicado no “Almanak de Piracicaba”, editado pelo jornalista Cecílio Elias Netto, do jornal impresso “A Província”, que circulou como suplemento do jornal “A Tribuna Piracicabana”. Para este projeto, foram elaborados vários fascículos ao longo do período de novembro de 1995 a agosto de 1997.]

Outros conteúdos estão reunidos na TAG Almanak de Piracicaba.

Deixe uma resposta