Piracicaba e os primeiros cursos de Odontologia

No Brasil, os profissionais que primeiro trabalharam como dentistas foram os barbeiros, que se limitavam a extrair dentes. O ofício de cirCadeira de dentista usada ao ínicio do séculourgião dentista passou a ser regulamentado apenas em 1629, quando a Coroa Portuguesa determinou que se instituísse multa sobre aqueles que tirassem dentes sem licença prévia, sendo que esta era concedida pelo cirurgião mor de Portugal, entre aqueles que tivessem pelo menos dois anos de aprendizado.Cadeira de dentista usada ao ínicio do século

Mais tarde, a Odontologia foi exercida como um ramo da Medicina, sendo que muitos formados na Europa e em Buenos Aires passaram a atuar no Brasil. O ensino regular da profissão odontológica só começou em 1856, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.

Piracicaba foi uma das primeiras cidades a possuir uma Faculdade de Farmácia e Odontologia . Sua criação aconteceu em 1914, em encontro que reuniu médicos, agrônomos, professores da ESALQ. Naquele ano existiam, no país, apenas 12 escolas de Odontologia em funcionamento . A primeira turma formou-se em 1916, mas a escola funcionou apenas até 1935, encerrando suas atividades, por falta de apoio política e já sem os recursos necessários para continuar aberta.

Deixe um comentário