Produtos estrangeiros com variedade

Um dos itens que impressiona na leitura dos anúncios é justamente a riqueza e a variedade dos produtos apresentados pelas lojas comerciais. Itens importados, vinhos, roupas, aparecem com freqüência, como que integrando o estoque normal do comércio local.

No mesmo anúncio já citado anteriormente da Casa do Gottlob Beny Mutichelle, destacam-se, entre os itens disponíveis, “bebidas de toda e qualquer qualidade, como vinho champagne, Hungria, Rheino, Porto Fino, Bordeaux. Variado sortimento de licor: Benedictino, Marraschino, Kimel legítimo, Cegnai, Jules Robin e Champagne. Vermute francêss e italiano, Biller, Angustura e Citthau. Frutas inglesas em latas de todas as qualidades. Variado sortimento de charutos: Havana, hamburguezes, Bahia. Tudo de primeira qualidade.” (25/julho/1882)

“Relojoaria e ourivesaria. De Camillo Pegeard , Rua do Comércio 73. Neste estabelecimento encontra-se sempre quaisquer joias de ouro e prata, brilhantes, etc. Bem como um completo sortimento de relogios tanto de algibeira como de parede. Concertos affiançados por um anno. Compra-se ouro, prata e brilhantes. Recebemos grande sortimento de charutos finos de diversas qualidades. Fumo Caporal francês legítimo, Rio Alvo, Barbacena, Turco, rapé, piteiras de âmbar legítimo, cachimbos finos, palas, etc. Preços moderados.”

(2/março/1883)

 

 

Deixe um comentário