Os Dutra, herdeiros de Miguelzinho (2)

ARCHIMEDES DUTRA

Archimedes Dutra foi, a partir da segunda metade do Século XX, o mais conhecido e  premiado dos Dutra. Filho de Joaquim Miguel Dutra e de Malvina de Almeida Dutra, Archimedes nasceu em Piracicaba em 6 de junho de 1908, morrendo em 1º de julho de 1983.

Formou-se professor em 1927, pela antiga Escola Normal Oficial de Piracicaba, hoje “Sud Mennucci”. Foi professor da atual escola “Dr. Álvaro Guião”, selecionado por concurso público em 1929, no qual obteve o primeiro lugar. Com seu irmão Antônio de Pádua Dutra, foi o criador do ensino de “Desenho Pedagógico” nas escolas normais do Estado de São Paulo.  Em 1948, diplomou-seem Belas Artesna “Accademia di Belli Arti”, de Roma, sendo o primeiro aluno de sua turma. Em 1950, tornou-se, por cotejo de títulos, professor de Desenho Artístico da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, onde veio a doutorar-se em 1973. Lecionou no curso de Ciências Domésticas da ESALQ.

Ilustração: Mãos ao piano, um estudo de 1942, Archimedes Dutra

Em Piracicaba, a presença de Archimedes Dutra foi constante em todas as atividades sociais, não apenas nas artísticas, nas quais ele despontou. Entre as suas grandes contribuições, foi o autor da Medalha do Bicentenário de Piracicaba (1967), do Marco da Bandeira, na Praça José Bonifácio (1955), do projeto do Estádio Barão de Serra Negra, da sede da Sociedade Beneficente 13 de Maio, da mansão residencial da Usina Monte Alegre, criador a Pinacoteca Municipal de Piracicaba e do Salão de Belas Artes do município.Archimedes Dutra foi um dos mais premiados artistas piracicabanos, nacional e internacionalmente, contando-se às dezenas as medalhas que conquistou. 

Deixe um comentário