Os Dutra, herdeiros de Miguelzinho (4)

 JOÃO DUTRA

Filho de Joaquim Miguel e Malvina de Almeida Dutra, João nasceu em Rio Claro, em 14 de junho de 1893. Mas viveu infância e juventude em Piracicaba, onde se formou, em 1911, professor normalista pela então Escola Normal Oficial.

Sua vida foi dedicada ao magistério, notabilizando¬se como professor emérito de Desenho. Lecionou em Itirapina e Casa Banca, afastando-se do magistério de 1923 a 1930. Voltou, nesse ano, a lecionar em Tatuí, depois em Campinas e, em 1937, foi removido para o IE. “Sud Mennucci”, em Piracicaba, onde se aposentou, em 1956, após 37 anos de serviço ao Estado.
O artista João Dutra teve seus primeiros aprendi¬zados artísticos com o próprio pai, Joaquim Miguel Dutra e, depois, com o irmão Alípio. Era considerado o mais humilde dos irmãos Dutra e, talvez por isso mesmo, a sua pintura era original, com características muito próprias, de colorido notável. Pintou especialmente paisagens e naturezas mortas e foi considaerado um mestre nessa arte. Seus críticos o admiravam pelo que diziam ser o grande segredo de sua arte: “a sobriedade e o domínio completo da luz.”

Quadro de João Dutra, "Natureza Morta", óleo sobre cartão, de 1915 (reprodução do livro "Os artistas Dutra", de Augusto Carlos Feneira Velloso)

Quadro de João Dutra, “Natureza Morta”, óleo sobre cartão, de 1915 (reprodução do livro “Os artistas Dutra”, de Augusto Carlos Feneira Velloso)

Exposições e prêmios

João Dutra expôs, pela primeira vez,  em fevereiro de  1919, na redação da revista  ”A Vida Moderna”, local  que agregava artistas e intelectuais. Em seguida, voltou a  a expor em 1921 nas dependências da famosa “Casa  Byinton”, em 1923, na “Casa Sotero”. Em 1935, participou da grande exposição dos quatro irmãos Dutra –  Alípio, Pádua, Archimedes e ele próprio – no “Palácio das Arcadas”, em São Paulo. De 1923 a 1930, organizou  exposições em cidades como Campinas, Santos, Ribeirão Preto, Araraquara, etc. Foi oficialmente convidado  para expor na “Bernhein Jeune”, de Paris, uma das mais  famosas galerias de arte do mundo.
No “Salão Paulista de Belas Artes”, João Dutra recebeu todas as medalhas e prêmios, inclusve a Grande  Medalha de Ouro em 1974 e a Medalha de Honra1978. Foi premiado diversas vezes no Salão Nacional  de Belas Artes e obteve medalhas de uro e prata de todos os salões de que participou. Foi agraciado com a  Medalha da Revolução Constitucionalista de 1932, e com  a Medalha Anchieta, da Prefeitura de São Paulo
João Dutra faleceu poucos meses após ter completado 90 anos, num dia de Natal, dia 25 de dezembro  de 1983.

Ilustração: Quadro de João Dutra, “Natureza Morta”, óleo sobre cartão, de 1915 (reprodução do livro “Os artistas Dutra”, de Augusto Carlos Feneira Velloso) 

1 comentário

  1. Marco Antonio Martins de Toledo em 19/07/2014 às 11:14

    Como faço para vender um quadro de Joaquim Miguel Dutra- Rio Piracicaba – datado em 1924, em bom estado?

Deixe uma resposta