Renato Wagner, também grande caricaturista

Renato Wagner foi um dos mais completos artistas plásticos piracicabanos do Século XX. Antes, porém, de dedicar-se completamente e em tempo integral à pintura, Renato Wagner teve marcante atuação na imprensa piracicabana, quer como publicitário, quer como caricaturista.

Foi um dos fundadores da Revista Mirante, onde deixou traços notáveis de sua arte. Nesta galeria de personalidades piracicabanas, alguns dos trabalhos de Renato Wagner.

POLÍTICOS & CANDIDATOS (1961)

As eleições de 1962 – para governador de Estado, Assembléia Legislativa e Congresso Nacional – foram as últimas antes da ditadura militar. No ano de 1961, havia grande efervescência política também em Piracicaba, com muitas especulações a respeito dos possíveis candidatos. Com seus traços inconfundíveis, Renato Wagner registrou, em caricatura, personalidades sobre cujas candidaturas se cogitava. (Revista Mirante , Nº 53, Julho/1961)

BENTO DIAS GONZAGA

Já era deputado, herdeiro do patrimônio eleitoral do pai, o várias vezes prefeito Luiz Dias

Gonzaga. Muito popular, era conhecido como “Bentão”. Candidatou-se a deputado estadual e

não se elegeu em 1962.

 

 

 

 

 

 

 

DOMINGOS JOSÉ ALDROVANDI

Líder canavieiro, criador da Cooperativa dos Plantadores e Fornecedores de Cana. Tinha sido vereador e se candidatou a deputado estadual apoiando

Adhemar de Barros. Elegeu-se em 1962.

 

 

 

 

 

 

FRANCISCO SALGOT CASTILLON

Tinha sido vereador, elegeu-se Prefeito, renunciou ao mandato para candidatar-se, pela UDN, a deputado estadual em 1962. Elegeu-se.

 

 

 

 

 

 

 

 

JOÃO PACHECO E CHAVES

O político piracicabano com mais destaque nacional. Foi diversas vezes deputado, presidiu o Instituto Brasileiro do Café(IBC). Foi candidato à reeleição, para a Câmara Federal, em 1962. Foi eleito.

 

 

 

 

 

 

ANTÔNIO CÊRA SOBRINHO

“Médico dos pobres”, homem querido do povo, integralista, dizia-se ateu. Candidatou-se à Prefeitura em 1961. Foi derrotado por Salgot Castillon.

 

 

 

 

 

 

 

 

FORTUNATO LOSSO NETTO

Médico,jornalista, diretor do “Jornal de Piracicaba”, o Doutor Losso sempre teve seu nome indicado para candidatar-se ora a prefeito, ora a deputado. Nunca aceitou.

Deixe um comentário