Índios X Portugueses

O texto abaixo foi publicado em outubro de 1987 no semanário impresso A Província. Recuperamos para lembrar os 30 anos de atuação em Piracicaba.

lu1

Na província tem contadores de causos que não acabam mais. É só parar numa esquina, num bar, ou numa praça, puxar um fio de conversa com os mais antigos, principalmente para ouvir coisas do arco-da-véia, envolvendo personalidades, moradores, pescadores, jornalistas. Tem gente que sabe causos aos montes. O advogado João Chiarini, por exemplo, sabe pelo menos 100, como o abaixo!

Você pode não acreditar, mas João Chiarini jura, de pés juntos, que é verdade. Aqui na província, foi o único lugar do Brasil em que os portugueses apanharam (levaram uma sova) dos índios. Acontece que duas companhias teatrais vieram apresentar a peça O Guarani no antigo Teatro Santo Estevam. Na época, os estudantes de Agronomia tinham entrada franca, mas os diretores da companhia barraram.

Doidos da vida, João Gerardi e Júlio Seabra Inglês de Souza, que eram estudantes, combinaram com os outros colegas de integrarem a Companhia (eles sempre precisavam de atores extras) como índios, mas com uma modificação. Na hora que os portugueses fossem pegar a Ceci, e acontecia o conflito entre os portugueses e os índios, os diretores teriam uma surpresa.

Dito e feito. Segundo João Chiarini, a pancadaria foi tão grande no palco com os índios batendo nos portugueses que não foi fácil. Resultado: muitos aplausos, e algumas pernas e braços quebrados. Dos portugueses. Vingança dos estudantes feita.

Deixe uma resposta