“Pescando?”

O texto abaixo foi publicado em outubro de 1987 no semanário impresso A Província. Recuperamos para lembrar os 30 anos de atuação em Piracicaba.

lu1

Na província tem contadores de causos que não acabam mais. É só parar numa esquina, num bar, ou numa praça, puxar um fio de conversa com os mais antigos, principalmente para ouvir coisas do arco-da-véia, envolvendo personalidades, moradores, pescadores, jornalistas. Tem gente que sabe causos aos montes. O advogado João Chiarini, por exemplo, sabe pelo menos 100! Como aquele envolvendo um ex-juiz de Piracicaba, Djalma Pinheiro Franco, um “exemplo de moço que aos 38 anos foi desembargador”.

Pois o causo aconteceu por volta de 1943, na altura da Ponte de Morato, no Rio Piracicaba. Foi assim: um oficial de justiça — o Nunes – resolveu levar o doutor para uma pescaria. E não é que ele foi de paletó, colete, gravata e tudo o que tinha direito? Nunes resolveu acompanhá-lo no traje.

Lá pelas tantas, o pescador João Picapau, se aproximou com o seu barco. Desligou o motor (na época, silêncio era sinal de respeito entre os pescadores para não atrapalhar a pesca), e quase não acreditou no que via. Não resistiu e perguntou ao oficial, a quem conhecia.

— Pescando? (a resposta foi imediata).

— Não, tô dando…

O Nunes nem teve tempo para ver se o doutor recatado ficou vermelho ou não. Caiu na água com o susto que levou com a sua própria resposta. De terno e tudo…

Deixe uma resposta