Adivinhações de São João

A tradição leva a acreditar que  noite de São João é a mais apropriada para se fazer adivinhações. Algumas delas:

1- Com quem casar – Em noite de São João, passa-se uma folha de manjericão na fogueira e, em seguida, joga-se no telhado. De manhã, se a folha estiver murcha, o casamento será com velho; se estiver verde, com moço.

2- Se vai morrer – Para saber se se vai morrer, coloca-se água numa bacia e, na noite de São João, olha-se para ela. Se não se ver a própria figura, é porque a morte chegará no mesmo ano.

3- Nome do marido – Na noite de São João, escrevem-se diversos nomes em pedacinhos de papéis, enrolam-se todos eles, deixando-nos dentro de uma bacia d´água. No papel que estiver desenrolado na manhã seguinte , estará o nome do futuro marido.

O sono de São João

Segundo a tradição, São João fica dormindo no dia de seu aniversário. E isso é bom porque o povo sabe que ele é o maior fogueteiro que existe.

“Na noite dele, o santo está dormindo, ferrado num sono muito profundo e não vê as festas que os devotos lhe fazem. Sabem por que? Porque São João é o maior fogueteiro do mundo. Por isso ele deve ficar dormindo. Se acordar, ao ver tamanha festa, como grande fogueteiro, pegará fogo no mundo e destruirá tudo”. E quem conta essa lenda, termina com o conselho: “Todo cuidado é pouco na noite de São João. Aproveitando o sono do santo os capeta e os coisa-ruim estão todos soltos, fazendo maldades e assombrando a gente”.

Deixe um comentário