Idade do cavalo e cativar a sogra.

Na vida urbana, pouca gente tem cavalo, mas ainda há quem se interesse por eles. E, cada vez menos, existem sogras, pois as pessoas nem mais se casam: vão juntando-se quase sem saber se há famílias envolvidas, de ambas as partes. Pelo bem ou pelo mal, no dever de informar, deixamos algumas dicas sobre ambas as situações. Pois pode ser que, conhecendo a idade do cavalo, saiba-se também como lidar com a sogra.

 A idade do cavalo

Caipira conhece a idade do cavalo pelos dentes. O cavalo já nasce com todos os dentes, pequeninos. Quando chega aos dois anos e meio, começa a mudar a dentição e é a hora de ser domado. Dessa idade até os nove anos, os dentes são desiguais, cheios de altos e baixos, o que o caipira chama de “cova”. Conforme as “covas dos dentes”, calcula-se a idade do cavalo que, chegando aos nove anos, está com os dentes do mesmo tamanho, “dentes cerrados”. A partir daí, é difícil saber a idade dele. O caipira precisa, então, acreditar na informação do dono.

Simpatia para cativar a sogra

Tudo o que se relaciona a sogras é complicado. Por isso, a simpatia precisa ser bem feita e com fé redobrada. Para que sogra goste de genro ou de nora, estes precisam, primeiro, encontrar uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que a família nunca tenha vista. Daí, amarra-se, na imagem, uma fita cor-de-rosa com três palmos de comprimento. Em seguida, pede-se que a santa faça os sentimentos da sogra unirem-se aos sentimentos de quem está pedindo. Só pode ser pedido generoso, para não piorar as coisas. Por outro lado, a sogra não poderá jamais saber da simpatia, senão a confusão será maior.

Deixe um comentário